Quais os sinais de problemas na visão em crianças?
Os sinais de problemas na visão em crianças podem não ser muito evidentes. Isso porque o sistema visual se desenvolve fora do útero.
Isso quer dizer a visão é o último sistema do corpo humano a se desenvolver e isso ocorre do nascimento até por volta dos 7 anos de idade.
Portanto, o bebê e as crianças menores de 7 anos de idade não possuem uma referência do que é enxergar bem ou mal. Por esse motivo, nem sempre os sinais de problemas na visão na infância são evidentes e fáceis de ser notados pelos pais.
Sinais de problemas na visão em crianças
De qualquer maneira, os pais podem ficar atentos a algumas manifestações que as crianças com problemas na visão podem apresentar.
1- Erros Refrativos
Os erros refrativos – miopia, astigmatismo e hipermetropia- são os problemas mais comuns e podem se manifestar na infância. As crianças com algum desses erros refrativos podem apresentar os seguintes sinais:
-
Sensibilidade à luz
-
Lacrimejamento constante
-
Ficar muito próximo à TV
-
Entortar o olho para dentro quando precisa usar a visão de perto
-
Apertar os olhos para conseguir enxergar de longe
-
Dor de cabeça
-
Vermelhidão ocular
-
Dificuldades oculares e problemas de aprendizagem
-
Quedas constantes
-
Dificuldades na coordenação motora
-
Desinteresse por atividades de leitura e escrita
Um pouco mais sobre os erros refrativos
- Miopia – dificuldade para enxergar de longe
- Hipermetropia – dificuldade para enxergar de perto. Algumas crianças podem desenvolver o estrabismo acomodativo que se resolve com uso de óculos
- Astigmatismo – dificuldade para enxergar de longe e de perto. A visão fica distorcida e borrada
Felizmente, os erros refrativos são resolvidos com o uso de óculos. Vale lembrar que a correção dessas alterações na visão é essencial para o desenvolvimento neuropsicomotor.
Além disso, quando a criança tem algum erro refrativo e fica sem tratamento, pode desenvolver uma condição chamada de ambliopia, mais conhecida como olho preguiçoso.
2- Estrabismo
O estrabismo é uma condição que se desenvolve na infância. O sinal mais evidente é o desvio de um dos olhos para cima, para baixo, para o lado de dentro ou para o lado de fora.
O desalinhamento do eixo visual é uma condição que precisa ser tratada precocemente para não levar a outros problemas, como o olho preguiçoso e a perda da visão binocular, essencial para várias atividades cotidianas e para o exercício de diversas profissões.
3- Retinoblastoma
O retinoblastoma é um tumor que afeta as crianças pequenas e precisa ser tratado de forma precoce. O principal sinal de um retinoblastoma é um reflexo esbranquiçado que aparece em fotos ou quando a criança está em ambientes bem iluminados.
Problemas de visão em crianças: como tratar
Hoje, a medicina evoluiu bastante. Com isso, várias doenças podem ser diagnosticadas precocemente, muitas nos primeiros dias de vida.
Portanto, a prevenção das doenças oculares na infância deve começar ainda no primeiro ano de vida, por meio de uma consulta com um oftalmologista infantil/oftalmopediatra.
Exame de visão em bebês e crianças: como é feito?
Para examinar os bebês e crianças que que ainda não falam, o oftalmopediatra usa instrumentos específicos, como a régua de esquiascopia ou lentes isoladas.
A partir do reflexo da retina, o médico consegue diagnosticar, com precisão, qual o erro refrativo presente e qual o grau exato. Nas crianças maiores, o exame é parecido com o dos adultos, com algumas adaptações.
Quando a criança não apresenta nenhuma condição ocular, o acompanhamento com o oftalmopediatra deve ser periódico, com atenção especial na fase pré-escolar e escolar.
Já as crianças com erros refrativos, estrabismo e outras condições que afetam a visão devem ser avaliadas periodicamente pelo oftalmopediatra.