Tudo que você precisa saber sobre a retinopatia diabética

Você pode até não conhecer a retinopatia diabética. Mas com certeza você já ouviu falar do diabetes.

Saiba que a retinopatia diabética é uma doença muito comum em pessoas com diabetes e pode causar a perda da visão.

Agora, vamos falar tudo que você precisa saber sobre a retinopatia diabética e como prevenir essa doença.

O que é retinopatia diabética?

Trata-se de uma doença ocular que atinge a retina, mais conhecida como “fundo do olho”.  Essa área é fundamental para a visão e qualquer lesão nela pode levar à cegueira.

Normalmente, 99% das pessoas com diabetes tipo 1 (juvenil) e 60% das pessoas com diabetes tipo 2 desenvolvem algum grau de retinopatia após 20 anos do diagnóstico do diabetes.

Como uma doença metabólica pode prejudicar a visão?

O diabetes é uma doença que afeta o metabolismo da glicose pela insuficiência ou ausência da insulina. A partir desse descontrole, os níveis de glicemia ficam alterados e começam a causar danos em todo o corpo.

A maioria das complicações do diabetes ocorre nos vasos sanguíneos. A retina é altamente vascularizada, portanto é prejudicada por doenças que afetam o sistema circulatório como o diabetes.

Glicose x sangue

Quando as taxas de glicose estão descompensadas, o organismo gera substâncias que se acumulam dentro dos vasos sanguíneos.

A partir disso, podem ocorrer diversas complicações na retina como hemorragia, crescimento de neovasos, estreitamento dos vasos com redução do fluxo de sangue para a região ocular.

Há dois tipos de retinopatia diabética: a não proliferativa e a proliferativa.

Retinopatia Não Proliferativa

A retinopatia diabética de instala de forma silenciosa em seus primeiros estágios. Na fase inicial é chamada de não proliferativa.

Nesse estágio, ocorrem pequenos aneurismas. Trata-se de uma condição em que os vasos da retina se dilatam. Algumas partes da retina ficam inchadas e pode ocorrer vazamento de fluídos.

Na medida em que a doença avança, os vasos sanguíneos podem ficar obstruídos. A partir disso, o fluxo sanguíneo fica prejudicado. Todo esse processo causa alterações na retina e contribuem para o chamado edema macular diabético. Em outras palavras, a área central da retina, chamada de mácula, fica inchada.

Em geral, a perda da acuidade visual e esses danos na retina na fase não proliferativa só são diagnosticados durante os exames de vista de rotina.

Retinopatia Diabética Proliferativa

Quando a doença avança, é chamada de retinopatia proliferativa. O organismo começa a criar sanguíneos (neovasos) na tentativa de melhorar a circulação sanguínea na retina.

Os neovasos se “proliferam” na superfície da retina. Contudo, são frágeis e não promovem a nutrição da área. Esses vasos se rompem e isso causa a liberação de sangue e outros fluídos na retina.

Além dessa complicação, os neovasos causam cicatrizes na retina que podem causar o descolamento de retina. Essa é uma condição potencialmente ameaçadora para a visão.

Ao contrário da primeira fase da retinopatia, a proliferativa costuma causar alguns sintomas como:

• Visão Embaçada
  • Manchas escuras flutuantes
  • Flashes de luz
  • Perda súbita da visão

Diagnóstico precisa ser precoce

Infelizmente nem todas as pessoas com diabetes fazem acompanhamento periódico com um oftalmologista. Isso pode fazer toda a diferença para detectar de forma precoce a retinopatia.

Normalmente o oftalmologista pode solicitar exames para avaliar de forma mais minuciosa a condição da retina. Entre esses exames podemos citar:

• Mapeamento da retina
  • Retinografia
  • Angiografia da retina
  • OCT (tomografia de coerência óptica)
  • Ultrassom

O tratamento é feito de acordo com o grau da retinopatia e varia de paciente para paciente.

Alguns medicamentos são aplicados direto no olho. Há também tratamentos a laser e cirurgias que podem amenizar a doença e melhorar a perda visual. De qualquer maneira, o tratamento visa impedir a progressão da doença para evitar a cegueira.