O que é glaucoma neovascular? Quais os sintomas? Como tratar?

Glaucoma neovascular está ligado ao diabetes e doenças que afetam o sistema vascular. Para se ter uma ideia, o diabetes aumenta em 35% o risco de desenvolver essa condição.

Glaucoma é o nome que se dá a uma série de condições que afetam o nervo óptico e podem levar à cegueira. Há várias causas para esses danos e uma delas são as doenças que afetam o sistema vascular do corpo humano.

Portanto, quando o glaucoma é causado por problemas vasculares, ou seja, em veias e artérias do corpo humano, é chamado de glaucoma neovascular.

Primeiramente, é importante dizer que nas últimas décadas, foram feitas muitas pesquisas a respeito do papel das alterações vasculares no glaucoma.

Entre os temas dessas pesquisas estão o diabetes e as doenças que obstruem os vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição das estruturas oculares.

Diabetes

O diabetes e a obstrução dos vasos oculares são responsáveis pelo desenvolvimento do chamado glaucoma neovascular.

Quando a circulação dos vasos sanguíneos que nutrem a retina e o nervo óptico é afetada, o organismo desenvolve novos vasos (neovasos) na tentativa de suprir essa falta de oxigênio.

Esses vasos podem crescer na retina e na íris. Contudo, é na íris que fica a malha trabecular, estrutura responsável pela drenagem do humor aquoso.

O humor aquoso é o líquido que preenche o globo ocular e sua drenagem é essencial para manter a pressão intraocular sob controle.

Quando esses novos vasos crescem, podem obstruir totalmente a malha trabecular. A partir disso, a pressão intraocular (PIO) pode subir consideravelmente, causando um glaucoma.

Glaucoma neovascular é agressivo

Infelizmente, o glaucoma neovascular é agressivo e de difícil controle. Normalmente, o paciente tem diagnóstico de diabetes ou problemas de oclusão vascular na retina.

Piora súbita da visão

O glaucoma neovascular, diferentemente dos outros tipos, causa sintomas e isso pode ajudar o diagnóstico mais precoce se comparado às formas que são silenciosas.

A evolução desse glaucoma é muito rápida. Veja abaixo quais são os sintomas:

• Piora súbita da visão
  • Dor no olho
  • Olho vermelho

Quando a pessoa apresentar essas manifestações deve procurar um serviço de emergência oftalmológica. O atraso no diagnóstico pode comprometer, seriamente, a visão.

O foco do tratamento do glaucoma neovascular e de todos os outros é controlar a pressão intraocular para impedir novos danos no nervo óptico. Contudo, nessa forma de glaucoma a redução da PIO precisa ser rápida.

Dessa forma, é preciso usar diversos recursos médicos, como medicamentos na veia, medicação oral e colírios.

Todavia, o tratamento do glaucoma neovascular também envolve a secagem dos neovasos. Isso é feito com uma medicação que é aplicada no olho afetado. Por fim, em alguns casos pode haver necessidade de um implante de um tubo para melhorar a drenagem do humor aquoso e controlar a pressão intraocular.

Acompanhamento

Os pacientes que têm glaucoma neovascular precisam realizar acompanhamento periódico com o oftalmologista.

Além disso, o tratamento das doenças vasculares é essencial para prevenir o crescimento dos neovasos e piora do glaucoma.