O que é conjuntivite? Quais os sintomas? Como é o tratamento?

A conjuntivite é a inflamação da membrana que envolve a parte da frente do globo ocular, chamada de conjuntiva.

Primeiramente, é importante dizer que a conjuntivite é a doença ocular mais comum em todo o mundo.

A alta prevalência da conjuntivite pode ser explicada pelo fato de que a conjuntiva é a parte mais exposta do olho aos fatores ambientais e aos micro-organismos.

Contudo, é importante salientar que há diferentes tipos de conjuntivite e cada uma delas tem um agente etiológico, ou seja, uma causa diferente.

Além das diferentes causas, os sintomas de cada um dos tipos da doença também se manifestam de formas variadas.

Por isso, agora você vai entender melhor o que é a conjuntivite.

O que é conjuntivite bacteriana?

A conjuntivite bacteriana é causada por bactérias que entram em contato com a conjuntiva e causam a infecção. Esse tipo é mais comum em crianças do que em adultos.

As bactérias que podem causar essa conjuntivite são:

• Staphylococcus aureus – mais comum em adultos
  • Streptococcus pneumoniae
  • Haemophilus influenzae
  • Moraxella catarrhalis

• Irritação
  • Secreção purulenta abundante (amarelada ou esverdeada)
  • Olhos grudados
  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Sensação de areia nos olhos
  • Fotofobia

A conjuntivite bacteriana é transmitida pelo contato direto com secreções ou com objetos e superfícies contaminadas. Os dois olhos são afetados. Em relação à secreção, ela costuma ser bastante pegajosa e se acumular nas margens das pálpebras.

A conjuntivite bacteriana costuma melhorar em cerca de 10 a 14 dias. É muito importante manter as pálpebras higienizadas durante o tratamento e seguir a prescrição médica. Normalmente, são usados colírios antibióticos e anti-inflamatórios.

Conjuntivite Viral

A conjuntivite viral é causada por uma ampla variedade de vírus, sendo altamente contagiosa.

Nesse tipo de infecção, a conjuntivite pode ser um sinal de um grupo de sintomas de alguma outra doença, como de um resfriado, gripe etc.

Alguns sintomas podem aparecer antes, durante ou depois de um quadro de conjuntivite, como o aumento dos gânglios, febre, dor de garganta e infecção das vias áreas superiores.

A transmissão acontece pela via respiratória, por meio do contato com a secreção ocular e compartilhamento de objetos de uso pessoal.  O tempo de incubação varia de 4 a 10 dias.

• Vermelhidão ocular
  • Lacrimejamento
  • Secreção de muco espesso pela pálpebra inferior
  • Sensação de areia nos olhos
  • Fotofobia

Os dois olhos são afetados, com uma diferença de 24 a 48 horas. O tratamento é feito com compressas de água gelada e colírios lubrificantes.

Como é altamente contagiosa, é preciso se afastar das atividades acadêmicas, sociais e profissionais por um período de 5 a 7 dias.

Conjuntivite alérgica

Antes de mais nada, é preciso dizer que esse tipo não é transmissível. Isso porque não é causada por nenhum micro-organismo e sim pela reação exagerada do sistema imunológico.

Trata-se da conjuntivite mais prevalente que existe. Outro aspecto é sua relação direta com as alergias. Isso quer dizer que as pessoas que apresentam quadros alérgicos crônicos, como rinites, sinusites, asma e dermatites, por exemplo, têm uma probabilidade muito alta de apresentar a conjuntivite alérgica.

• Coceira – é o principal e mais incômodo sintoma

• Vermelhidão

• Irritação

• Lacrimejamento

Na conjuntivite alérgica não há acúmulo de secreção. Nesses casos, o muco é mais esbranquiçado e não causa tanto desconforto, como deixar os olhos grudados, por exemplo.

A maior parte dos casos a alergia é desencadeada logo após o contato com o alérgeno, ou seja, com os agentes que causam a condição. São eles:

• Mofo
  • Produtos de higiene
  • Produtos de limpeza
  • Poluição
  • Pelos de animais

Uma curiosidade a respeito da conjuntivite alérgica é que ela costuma ser mais comum no outono e no inverno. Isso porque nesses meses é mais comum usar roupas, mantas e cobertores que ficaram guardados pelo resto do ano.

Além disso, o ar seco e frio pode piorar o quadro alérgico de forma global. Por último, a falta de chuvas nesses meses também pode contribuir para a piora da qualidade do ar e acúmulo de pó.

Caso não seja tratada, a conjuntivite alérgica pode se tornar crônica.

Veja algumas dicas que podem ajudar a prevenir quadros de conjuntivite

• Nunca leve às mãos sujas aos olhos
  • Evite coçar os olhos
  • Os objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados
  • No caso de pessoas alérgicas, é ideal remover tapetes, almofadas, cortinas e manter a casa limpa e livre de pó
  • Nos dias mais secos, usar umidificadores de ar
  • Jamais usar colírios ou outros medicamentos nos olhos sem a prescrição médica

Lembre-se: A vermelhidão ocular persistente pode indicar uma conjuntivite. Procure seu oftalmologista.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas.