O que é miopia? Quais os sinais? Precisa usar óculos?
A miopia é um erro refrativo que afeta os olhos e causa dificuldade para enxergar de longe. Isso quer dizer que a pessoa com a miopia não consegue ver imagens distantes. A visão fica embaçada. Por outro lado, quem é míope consegue enxergar muito bem de perto.
Mas, antes de continuarmos a falar sobre a miopia, vamos entender melhor o que é um erro refrativo. E para isso vamos precisar rever alguns conceitos de física e conhecer a anatomia do olho humano.
Processo visual
Pode até não parecer, mas o olho humano tem diversas estruturas e cada uma delas tem uma função específica para que possamos enxergar.
De uma maneira geral, a visão é o resultado da luz que entra no globo ocular e é enviada para o cérebro. O órgão interpreta a luz e a transforma em imagens.
As estruturas que participam diretamente da visão são a retina, o cristalino, a córnea e o nervo óptico. A luz entra e passa pela córnea, que pode ser comparada à uma tampa.
Depois ela passa pela pupila, cristalino e atinge o fundo do olho, a retina. A retina envia a luz para o nervo óptico e esse para o cérebro.
A refração é um fenômeno físico que ocorre quando a luz externa penetra no globo ocular e atinge a retina para resultar na visão.
Para uma visão perfeita, é preciso que esse feixe de luz atinja o fundo do olho, ou seja, a retina. Contudo, o formato da córnea e o tamanho do olho variam de pessoa para pessoa. E é devido a essas variações que podem surgir os erros refrativos.
O que é miopia e por que ela ocorre?
A miopia ocorre quando a pessoa tem uma córnea muito curvada ou ainda um globo ocular muito alongado. Essas características alteram a trajetória da luz, que não consegue chegar na retina. Como resultado, a visão perde sua nitidez e se torna embaçada.
Fatores de Risco da Miopia
Genética
A miopia tem um componente genético muito importante. Ou seja, filhos de pais míopes tem uma chance maior de desenvolver esse erro refrativo. Estima-se que quando um dos pais é míope, o risco da miopia é de 30%. Quando ambos os pais são míopes, a chance sobe para 50%.
Fatores Ambientais
Atualmente, a prevalência da miopia é de 30 a 40% da população em geral. Contudo, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que em 2050, metade da população será míope.
Isso porque a miopia pode ocorrer numa combinação de fatores genéticos e ambientais. Vários estudos já comprovaram que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores, são responsáveis pelo aumento exponencial dos casos de miopia.
Outro fator de risco relacionado ao ambiente é a redução do tempo gasto em ambientes ao ar livre. Alguns estudos têm demonstrado que a exposição aos raios solares estimula a produção da dopamina, um neurotransmissor que previne que o olho cresça alongado, o que leva à distorção do foco de luz que entra no globo ocular, causando a miopia.
Outra descoberta importante ligada às atividades ao ar livre é que a dopamina é normalmente produzida durante o dia, e é responsável por dar o comando para olho mudar da visão diurna para a visão noturna.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Canberra, na Austrália, a pouca exposição à luz solar interrompe esse ciclo, causando modificações no crescimento do olho, outro fator de risco para desenvolver a miopia.
Idade
A miopia costuma ser diagnosticada na infância, principalmente na idade pré-escolar. O grau tende a aumentar e se estabilizar no final da adolescência, com pequenas alterações depois dos 20 anos. Entretanto, a miopia pode aparecer na fase adulta.
Sinais da Miopia
-
Dificuldade para enxergar de longe
-
Dificuldade para enxergar à noite
-
Dor de cabeça por esforço visual (mais comum no final do dia)
-
Lacrimejamento
-
Sensibilidade à luz
Vale reforçar que crianças não costumam reclamar que estão com dificuldades visuais. Isso porque o desenvolvimento visual ocorre na infância. Assim, a criança não tem um parâmetro para comparar uma boa visão com uma má visão.
Dessa maneira, é imprescindível que a criança passe por um oftalmopediatra durante a infância, preferencialmente ainda no primeiro ano de vida.
Diagnóstico e Tratamento da Miopia
O diagnóstico da miopia é muito simples. Geralmente, é realizado durante uma consulta de rotina.
O tratamento é feito com lentes corretivas (óculos). Caso a pessoa não se adapte aos óculos, pode usar lentes de contato. Após os 18 anos, é possível realizar uma cirurgia de correção refrativa.
Cirurgia Refrativa da Miopia
A cirurgia refrativa é feita para modificar o formato da córnea a fim de que a estrutura permite que as imagens sejam focadas na retina.
Todavia, a cirurgia só pode ser feita em pessoas com o grau bem estabilizado e que não tenham outros problemas de visão. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos.
Prevenção
Hoje, as principais recomendações para evitar o desenvolvimento da miopia, bem como a progressão do grau são reduzir o tempo gasto em telas de dispositivos eletrônicos e aumentar as atividades ao ar livre. Vale dizer que a leitura, em excesso, também prejudica a visão.
Para quem precisa dos dispositivos para trabalhar ou estudar, a dica é descansar os olhos a cada 20 minutos, desviando o olhar para o horizonte. Isso descansa a visão de perto e treina a visão de longe.
Lembre-se, porém, que a melhor maneira de prevenir os problemas oculares como a miopia é consultar seu oftalmologista regularmente.