O que é astigmatismo? Quais são os sinais? Como é o tratamento?

O que é astigmatismo? Quais são os sinais? Como é o tratamento?

O astigmatismo é um erro refrativo que afeta a visão. Quem tem o astigmatismo, não enxerga bem nem de perto nem de longe.

Você sabia que o astigmatismo é mais prevalente na infância? Estima-se que no primeiro ano de vida, cerca de 15 a 30% das crianças têm algum grau desse erro refrativo.

Mas, antes de continuarmos a falar sobre o astigmatismo, vamos nos aprofundar um pouco sobre a visão e os erros refrativos.

O que é um erro refrativo na visão?

Para entender melhor como enxergamos, precisar lembrar de alguns conceitos de física. Há várias estruturas oculares envolvidas no processo visual.

Entre as estruturas que participam da visão estão a córnea, o cristalino, a íris, a pupila, a retina e o nervo óptico. A córnea é como se fosse a tampa de um relógio, sendo a primeira estrutura do olho humano.

O formato da córnea varia de pessoa para pessoa, assim como o tamanho do olho. Essas duas características vão definir se a pessoa vai ter ou não um erro refrativo.

Em um olho saudável, a luz vai entrar pela córnea, passa pela íris, pupila e cristalino até atingir o fundo do olho, ou seja, a retina. A retina envia a luz para o nervo óptico, que por sua vez transmite-a para o cérebro que transforma essa luz em uma imagem.

Porém, quando a córnea tem formatos diferentes, o foco da luz é desviado do fundo do olho. Em outras palavras, a luz entra e não chega no local correto na retina. A partir disso, formam-se os erros refrativos.

Primordialmente, a refração é um fenômeno físico que ocorre quando a luz entra no globo ocular e atinge a retina para formar uma imagem nítida.

A partir de um desvio da luz para outras partes da retina, formam-se os chamados erros refrativos. O astigmatismo é um deles.

Como o astigmatismo ocorre?

O astigmatismo ocorre quando a luz que entra no globo ocular se espalha na retina, em vez atingir apenas um ponto focal. Desse modo, a imagem fica embaçada e distorcida, tanto para perto quanto para longe.

Em pessoas com visão normal, a córnea é redonda. No astigmatismo, a córnea é mais ovalada, semelhante ao formato de uma bola de futebol americano, por exemplo.

Um fato curioso é que, em geral, o astigmatismo sempre ocorre junto à miopia ou à hipermetropia.

Sinais do astigmatismo

Como dissemos anteriormente, o astigmatismo se desenvolve na infância, na maioria dos casos.

Contudo, é muito difícil que a criança reclame que não está enxergando bem. Afinal, ela não tem como comparar a visão boa com uma visão ruim.

É exatamente por isso que, na maior parte dos casos, o diagnóstico do astigmatismo ocorre na fase em que a criança começa a ir para escola, principalmente quando inicia-se a alfabetização.

Ainda assim, é possível detectar alguns sinais de que a criança está com problemas na visão, como:

  • Queixas de embaçamento visual

  • Dores de cabeça, principalmente após os estudos

  • Crianças que franzem os olhos para conseguir enxergar

  • Crianças que fecham um dos olhos para conseguir enxergar

  • Mau desempenho escolar

  • Problemas na leitura e na escrita

 

O astigmatismo pode ser grave?

A maioria dos casos do astigmatismo é benigna. Ou seja, basta usar óculos de grau ou lentes de contato para corrigi-lo.

Contudo, alguns tipos de astigmatismo podem causar outras condições oculares. Portanto, esses pacientes precisam fazer um acompanhamento mais assíduo com o oftalmologista.

Qual a relação do astigmatismo e o ceratocone?

 Uma das condições ligadas a esse erro refrativo é o ceratocone. Trata-se de uma doença que altera o formato da córnea e piora o grau. É uma condição com forte fator hereditário. Contudo, coçar demais os olhos também pode mudar o formato da córnea.

Diagnóstico precoce

Uma vez que o astigmatismo é muito prevalente na infância, a melhor maneira de prevenir problemas visuais ligados a ele, é levar o bebê em seu primeiro ano de vida ao oftalmopediatra.

A boa notícia é que como ao longo da vida o olho cresce, o astigmatismo pode desaparecer ou permanecer em graus baixos.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, . 

Além da médica, a Stratus conta com exames que podem detectar o astigmatismo e com o médico Dr. Ricardo Menon Nosé, especialista em doenças da córnea. 

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *