Cirurgia refrativa para correção da miopia – como funciona
A cirurgia refrativa para correção da miopia é um procedimento muito importante, especialmente para pessoas que não se adaptam aos óculos e às lentes de contato. Antes de tudo, é importante dizer que há diferentes técnicas de cirurgia refrativa para correção da miopia.
Para além disso, muitas pessoas com miopia também apresentam astigmatismo e/ou hipermetropia. Sendo assim, a cirurgia também envolve a correção desses outros erros refrativos.
Mas, antes de falarmos mais sobre as técnicas da cirurgia refrativa para correção da miopia, é importante entender um pouco mais sobre esse erro refrativo.
Miopia causa dificuldade para enxergar de longe
A miopia afeta a visão de longe. Dependendo do grau da miopia, a pessoa pode não conseguir enxergar placas de trânsito, ler legendas na televisão ou nas telas dos cinemas, identificar rostos de outras pessoas etc. Quanto maior o grau, maior será a dificuldade de enxergar de longe. A visão fica embaçada, sem nitidez e definição.
A causa da miopia reside no formato da córnea, que pode ser comparada à tampa de um relógio. A luz passa pela córnea e atinge a retina, o fundo do olho, e chega ao cérebro por meio do nervo óptico. As pessoas míopes possuem uma córnea muito curvada ou um globo ocular muito alongado. Essas características mudam a trajetória da luz, que não consegue chegar no local correto da retina para forma a imagem. Dessa forma, a visão perde a nitidez e fica embaçada.
Miopia é considerada uma epidemia global
Atualmente, a miopia é considerada um problema de saúde pública, devido ao crescimento exponencial do número de casos, em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050 metade da população mundial será míope. Outra estimativa preocupante diz respeito aos casos de alta miopia, quando o grau é igual ou maior de -6D.
Por que fazer a cirurgia refrativa para correção da miopia?
Uma boa parte da população apresenta erros refrativos, como a miopia. Aliás, os erros refrativos não tratados são as principais causas de cegueira e baixa visão em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 33 milhões de brasileiros possuem alguma falha de refração e necessitam de correção visual.
Como a cirurgia refrativa para correção da miopia funciona?
A cirurgia refrativa para correção da miopia visa ao remodelamento da córnea, para que a luz siga a trajetória correta até a retina. Com isso, a imagem formada será nítida e vai permitir que a pessoa enxergue muito bem de longe, não necessitando mais de óculos ou de lentes de contato.
Hoje em dia, as principais técnicas usadas são a LASIK, PRK e SMILE. A cirurgia é realizada com a tecnologia a laser. Veja abaixo um resumo de cada uma dessas técnicas.
- PRK (ceratectomia fotorrefrativa): foi a primeira técnica criada. Consiste na remoção de uma membrana que recobre a córnea, com aplicação do laser que corrige o formato da córnea. A principal indicação é para pessoas que têm uma córnea muito fina.
- LASIK: É uma técnica menos invasiva em relação à PRK, cuja vantagem é um pós-operatório mais tranquilo. A técnica consiste na abertura de uma aba (chamada de flap) na superfície da córnea, com aplicação do laser e corrige o seu formato.
- SMILE (Small Incision Lenticule Extraction): Hoje, a SMILE é considerada a técnica mais avançada, pois não exige remoção ou cortes no tecido de proteção da córnea. A incisão é quase imperceptível, com aplicação de um laser especial, chamado de FemtoSecond.
É possível fazer cirurgia refrativa para correção de miopia alta?
Felizmente, as técnicas de correção de erros refrativos avançaram e se tornaram mais seguras e efetivas para pessoas que apresentam graus mais altos, incluindo a alta miopia, caracterizada por graus maiores que -6D.
Sendo assim, além das técnicas que já citamos assim, é possível optar pelas lentes intraoculares (LIO) fácicas. A principal indicação é para pacientes que não possuem indicação para as cirurgias de remodelamento da córnea, bem como é uma alternativa para graus maiores que -10D.
O médico oftalmologista realiza um implante de uma lente fácica, atrás da íris e na frente do cristalino. Essa lente intraocular consegue corrigir até 18 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo. Um dos principais benefícios das lentes fácicas intraoculares é a possibilidade de reverter o procedimento, caso aconteça alguma intercorrência.
Leia mais sobre a alta miopia aqui.
Indicações da cirurgia de correção da miopia
Apesar dos inúmeros benefícios da cirurgia refrativa, a indicação deve ser minuciosa e individualizada, levando em consideração diversos aspectos, como tipo de erro refrativo, grau, estado geral de saúde do paciente, idade, entre outros fatores. Além da indicação correta, é preciso procurar um especialista em cirurgia refrativa.
A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, especialista em cirurgia refrativa.
A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.