Recuperação da Cirurgia de Estrabismo – Como funciona
A recuperação da cirurgia de estrabismo é uma questão que sempre pode causar angústia nos pais e até nas crianças maiores. A boa notícia é que o pós-operatório da operação de estrabismo é bastante tranquilo.
Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, uma das principais preocupações dos pais é em relação à dor. “Durante a recuperação da cirurgia de estrabismo, a criança não costuma sentir dor. O que pode acontecer é a sensação de desconforto ao movimentar os olhos. Isto ocorre porque a cirurgia de estrabismo envolve cortes e incisões nos músculos responsáveis pelos movimentos oculares. Outra manifestação é a sensação de areia nos olhos, associado aos pontos nas incisões da cirurgia”.
Vale dizer que nos primeiros dias, o olho operado pode ficar bastante vermelho, mas isso também é normal e tende a melhorar com o passar do tempo.
Recuperação da cirurgia de estrabismo – O que você precisa saber
“Geralmente, os sintomas e desconfortos costumam melhorar em torno uma semana após a cirurgia. Além disso, deixamos uma prescrição de medicamentos para dor, caso seja necessário. Quanto aos pontos, o organismo os absorve e, sendo assim, não é necessário removê-los”, comenta Dra. Marcela.
Outra dúvida comum dos pais é em relação ao repouso. O ideal é que a criança permaneça em casa, sem atividades escolares, sociais ou esportivas, por cerca de 7 dias. Nesse período, os pais podem incentivar atividades mais leves, evitando àquelas que exigem esforço físico e visual.
A retomada das atividades escolares e sociais costuma ser liberada pelo médico a partir da segunda semana após a cirurgia. “Entretanto, as atividades físicas demandam alguns cuidados. A natação ou práticas aquáticas recreativas, por exemplo, ficam suspensas durante 30 dias. Isso porque a água da piscina, rios, lagos e do mar, pode conter micro-organismos que aumentam o risco de desenvolver uma infecção no olho operado”, explica Dra. Marcela.
Nos esportes de luta, como judô e karatê, há um risco maior de traumas e lesões na região ocular. Isso vale para os esportes com bolas, principalmente as menores, como o tênis e o beach tênis. Portanto, é sempre bom seguir a orientação do médico durante a recuperação da cirurgia de estrabismo.
Alinhamento dos olhos – Como fica o resultado da cirurgia
Um outro questionamento comum dos pais é sobre o resultado do alinhamento dos olhos. A correção do desvio é perceptível nos primeiros dias após a cirurgia. Todavia, a cicatrização total dos tecidos do olho leva de 30 a 90 dias.
O que não fazer durante a recuperação da cirurgia de estrabismo
Para além da suspensão das atividades esportivas e aquáticas, é crucial orientar a criança a não coçar nem manipular o olho operado. Embora possa ser uma missão quase impossível, especialmente quando se trata de um bebê ou crianças menores, manter o olho operado seguro é crucial para prevenir problemas durante a recuperação da cirurgia de estrabismo.
Outro cuidado que os pais precisam ter é seguir, de forma rigorosa, a prescrição dos colírios, além de não aplicar pomadas, cremes ou outros medicamentos no olho operado. Claro, que também não é preciso realizar curativos no olho operado.
Avaliação médica na recuperação da cirurgia de estrabismo
Após a cirurgia, a criança é avaliada pelo oftalmopediatra, seja no mesmo dia da cirurgia ou no dia seguinte. Esse acompanhamento é realizado durante alguns meses para assegurar que ocorreu tudo dentro do esperado. Nesse período, os pais devem se sentir à vontade para conversar com o médico, sempre que necessário.
“Felizmente, a cirurgia de estrabismo é segura e efetiva para a correção do desvio ocular. As crianças costumam evoluir muito bem no pós-operatório e, na maioria dos casos, a solução do estrabismo é definitiva. Portanto, podemos concluir que a recuperação da cirurgia de estrabismo é tranquila, praticamente sem intercorrências ou problemas mais sérios”, finaliza Dra. Marcela.