Estrabismo pode ser causado pela hipermetropia – Quais são os sinais

Estrabismo pode ser causado pela hipermetropia – Quais são os sinais

O estrabismo pode ser causado pela hipermetropia, erro refrativo que causa dificuldade de enxergar de perto. O nome deste tipo de desvio é estrabismo acomodativo.

Uma das particularidades deste desvio é que se trata do único que não tem indicação para cirurgia. Sendo assim, o uso de óculos com lentes corretivas é suficiente para alinhar o eixo visual.

Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, no estrabismo acomodativo o desvio do olho ocorre para dentro. Trata-se de um desvio convergente em que o olho se desalinha em direção ao nariz. “Na hipermetropia, a criança apresenta dificuldade de focar para enxergar a curta distância. Deste modo, ao forçar os olhos na tentativa de acomodar o foco para perto, o olho se desalinha”.

“Em geral, o estrabismo acomodativo se desenvolve na infância e afeta crianças que desenvolvem a hipermetropia em graus mais elevados. Normalmente, vemos este tipo de estrabismo entre o primeiro e o segundo ano de vida”, comenta a especialista.

Estrabismo causado pela hipermetropia é bastante evidente

Quando a criança tem o estrabismo acomodativo, o desvio é bastante evidente nas tentativas de foco para perto. “Vale dizer que até por volta dos 4 meses, é comum o bebê desviar um dos olhos, pois nesta fase a capacidade de acomodação do foco ainda não está desenvolvida. Mas a partir dos 4 meses, qualquer desalinhamento do eixo visual deve ser avaliado por um oftalmopediatra”, aponta Dra. Marcela.

Tratamento do estrabismo causado pela hipermetropia é feito com óculos

Como já dissemos, o estrabismo acomodativo é corrigido com o uso de óculos. Ao corrigir o grau, o olho se alinha. “Em algumas crianças podemos também recomendar a terapia de oclusão ocular, o famoso tampão. Contudo, aqui é fundamental destacar que o tampão não trata o estrabismo. Esta oclusão é uma tentativa de prevenir que a criança desenvolva a ambliopia, mais conhecida pelo termo olho preguiçoso”, explica Dra. Marcela.

A imagem captada pelo olho com o desvio passa a ser ignorada pelo cérebro. Portanto, este olho não tem a mesma oportunidade de desenvolvimento que o olho saudável.

“Esta supressão da imagem, por tempo prolongado, pode causar prejuízos na visão binocular. Para evitar isto, além dos óculos, é comum usarmos o tampão em crianças com o estrabismo causado pela hipermetropia”, adiciona a especialista.

Cirurgia pode ser indicada em alguns casos do estrabismo causado pela hipermetropia

A maioria dos casos do estrabismo acomodativo é corrigido com o uso de óculos. Todavia, mesmo com a correção do grau, algumas crianças ainda apresentam o desvio do olho. Nestes casos, que são raros, há indicação da cirurgia.

Como saber se meu bebê tem hipermetropia?

Dificilmente as crianças se queixam de problemas na visão, já que elas não têm referência do que é enxergar bem ou mal. Desta forma, é crucial que os pais levem o bebê em seu primeiro ano de vida para uma consulta oftalmológica de rotina. Além disto, ao notarem sinais de condições oculares, como o desvio do olho, devem procurar um oftalmologista infantil assim que possível”, conclui Dra. Marcela.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *