5 problemas oculares causados pelas lentes de contato
Hoje vamos falar um pouco mais sobre alguns problemas oculares relacionados ao uso das lentes de contato.
Embora as lentes de contato sejam uma solução ideal para quem não se adapta aos óculos, o uso, ou melhor, o mau uso das lentes pode causar diversos problemas oculares.
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, as lentes de contato alteram a fisiologia dos olhos e isto afeta, principalmente a superfície ocular e a córnea. Normalmente, estas mudanças são mais comuns em usuários de longa data. Além disto, existem fatores comportamentais e ambientais que interagem de forma constante, aumentando o risco de problemas nos olhos”.
Problemas oculares causados pelas lentes de contato: Alertas e riscos
Um dos principais problemas nos olhos causados pelas lentes de contato é a redução da oxigenação da superfície ocular. Outro efeito negativo é a alteração no filme lacrimal, essencial para manter os olhos lubrificados e a córnea nutrida.
“Um dos costumes mais prejudiciais é não retirar as lentes para dormir ou ainda praticar atividades aquáticas usando as lentes. Todos estes fatores podem levar ao desenvolvimento de sintomas que podem, posteriormente, acarretar doenças oftalmológicas mais preocupantes”, alerta Dra. Maria Beatriz.
Agora, com a ajuda da oftalmologista, vamos elencar os principais sinais de alerta que podem estar associados a problemas oculares relacionados ao uso das lentes de contato. Confira abaixo.
1-Vermelhidão ocular
A vermelhidão ocular pode estar associada a diversas condições. Entretanto, quando isto ocorre com uma pessoa que usa lentes de contato, é preciso mais atenção. As lentes podem acumular partículas irritantes ao longo do seu uso. Entre elas podemos citar fumaça, pólen, poeira, poluição, maquiagem etc. A vermelhidão também pode indicar problemas na adaptação das lentes.
2- Ardência e coceira
A coceira e ardência nos olhos podem estar associadas a uma reação alérgica. Esta alergia pode ser causada pelo material das lentes ou ainda pelos produtos de limpeza. Nestes casos, os olhos também podem ficar vermelhos.
4- Sensação de areia
As lentes gelatinosas, quando não higienizadas corretamente, podem acumular partículas, como já falamos. Portanto, as lentes que não são limpas de forma correta, podem levar à sensação de areia nos olhos. O maior risco nestes casos é que a substância aderida às lentes leve a lesões na córnea.
5- Fotofobia
A fotofobia é uma condição muito comum. Entretanto, deve ser um sinal de alerta para quem usa lentes de contato há muitos anos. Isto porque pode estar relacionado a problemas na córnea.
6- Embaçamento visual
A visão embaçada pode ter várias origens. Em quem usa lentes de contato este sintoma pode ser um sinal de que as lentes podem estar danificadas ou ainda sujas. Outro motivo é a redução do nível de oxigênio na córnea, ocasionada principalmente quando o usuário passa longos períodos com as lentes, sem tirá-las para dormir, por exemplo.
7- Secura Ocular
As lentes de contato interferem na lubrificação da superfície ocular. A dica é pedir ao oftalmologista a recomendação de um colírio lubrificante. Mas, é preciso ficar atento, pois os usuários de lentes de contato têm um risco aumentado de desenvolver a síndrome do olho seco, cujo principal sintoma é a secura ocular.
Procure o oftalmologista
Embora as lentes de contato sejam práticas, seu uso demanda uma série de cuidados para prevenir problemas ocular. A prescrição sempre deve ser feita pelo oftalmologista, que também deve acompanhar a adaptação das lentes.
“Ao apresentar os sintomas de forma persistente, o ideal é procurar o médico para uma avaliação. Por último, há dois cuidados fundamentais para prevenir problemas oculares relacionados às lentes de contato: manter uma higiene rigorosa das lentes e do estojo e removê-las para dormir”, finaliza Dra. Maria Beatriz.