Dificuldade de enxergar à noite pode ser sinal de problemas na visão
A dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes pouco iluminados se chama nictalopia, popularmente chamada de cegueira noturna. E sim, esta dificuldade é um sintoma de que há algum problema na visão. Ou seja, a nictalopia não é uma doença em si, mas um indicativo de que é preciso procurar o oftalmologista.
A cegueira noturna pode ter relação com o glaucoma, catarata e erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Para além disto, a dificuldade de enxergar à noite pode também estar associada ao envelhecimento das estruturas oculares, deficiências nutricionais, diabetes e retinite pigmentar.
Dificuldade de enxergar à noite: por que isto acontece?
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a nictalopia ocorre devido a alterações nos bastonetes, células da retina responsáveis pela percepção da luz. Além disto, quando passamos dos 40 anos, por exemplo, a capacidade de contração e dilatação da pupila é afetada devido ao enfraquecimento do músculo responsável por estas funções.
“Nos ambientes pouco iluminados, a pupila se dilata para permitir a entrada de mais luz para a retina. Quando há muita luminosidade, a pupila se contrai para proteger a retina e proporcionar uma visão mais nítida. Portanto, um músculo enfraquecido pode alterar esse processo, deixando-o mais lento, o que atrapalha a visão”, explica.
De acordo com alguns estudos, a capacidade de dilatação da pupila em ambientes escuros é muito menor em pessoas com 80 anos ou mais. Desta forma, esta é uma das explicações para a dificuldade de enxergar à noite.
Embaçamento da visão também é comum
A nitidez na visão também é afetada pelo envelhecimento. A catarata, por exemplo, leva a opacificação do cristalino, o que dificulta bastante a visão noturna. “O embaçamento visual também afeta a capacidade de distinguir cores dos faróis ou ainda de enxergar pedestres e outros obstáculos, durante a condução de veículos à noite”, explica Dra. Maria Beatriz.
Está com dificuldade de enxergar à noite? Procure seu oftalmologista!
A dificuldade de enxergar à noite é um dos principais sinais de que é hora de procurar o oftalmologista. A consulta é ainda mais importante quando a pessoa nunca apresentou este problema. Há ainda outras manifestações oculares que devem ser avaliadas por um especialista como:
- Dificuldade em enxergar em ambientes escuros ou com pouca luz
- Sensação de enxergar por meio de binóculos ou lentes grossas
- Demora na adaptação da visão do claro para o escuro
- Embaçamento visual
- Perda da nitidez e incapacidade de distinguir cores, objetos e pedestres à noite
Vale lembrar que após os 40 anos, a consulta oftalmológica deve ser feita anualmente. Muitas doenças oculares são silenciosas, como o glaucoma. Isto quer dizer que quando já há perda visual, a doença está em estágio mais avançado.
Dificuldade de enxergar à noite tem tratamento?
“Na maioria dos casos, é possível melhorar a visão noturna. Os erros refrativos podem ser corrigidos com o uso de lentes ou óculos. A remoção da catarata também melhora bastante a visão, tanto diurna como noturna. Caso a pessoa apresente deficiência de vitamina A, é possível fazer uma suplementação”, comenta Dra. Maria Beatriz.
“Outros problemas, como a retinopatia diabética e o glaucoma, podem ser tratados, mas isto não garante que a visão noturna vá melhorar”, finaliza a médica.