Cirurgia de catarata e correção do grau podem ser feitas ao mesmo tempo?
A cirurgia de catarata e a correção do grau podem ser feitas ao mesmo tempo. Isto é possível graças aos avanços da medicina na área de oftalmologia. Ao longo dos anos, o desenvolvimento de lasers mais precisos permitiu aos cirurgiões remover a catarata de forma mais precisa, com menos danos nos tecidos oculares.
Para além da melhoria das técnicas cirúrgicas da catarata, houve também importantes avanços na cirurgia refrativa. Por isto, hoje é possível realizar a cirurgia de catarata e de correção do grau ao mesmo tempo.
Uma das principais melhorias foi a criação de lentes com materiais mais flexíveis. Como elas podem ser “dobradas”, a incisão é mínima. Isto elimina a necessidade de pontos e preserva os tecidos. Para além disto, as lentes mais modernas também corrigem os erros refrativos.
Aumento da prevalência de erros refrativos preocupa médicos
Os erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia atingem cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. A miopia é a condição mais prevalente e a que mais cresce. Estima-se que até 2050 metade da população mundial será míope.
Normalmente, a miopia se desenvolve na infância e acompanha a pessoa ao longo da vida. A correção do grau é feita com o uso de óculos ou ainda de lentes de contato. A cirurgia refrativa para corrigir a miopia só pode ser feita após os 18 anos.
Catarata é a primeira causa de cegueira em todo o mundo
A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. A condição é mais prevalente em pessoas após os 60 anos de idade. Em geral, é resultado do processo natural do envelhecimento.
A prevalência da catarata também tende a aumentar, graças ao envelhecimento da população mundial. Estima-se que o número de idosos, com 60 anos ou mais, duplique até 2050. Portanto, nos próximos anos teremos muitas pessoas com erros refrativos, especialmente a miopia, que também devem desenvolver a catarata.
Desta forma, a cirurgia de catarata e a correção do grau são procedimentos essenciais para melhorar a visão, tanto atualmente como no futuro.
Como funciona a cirurgia de catarata e correção de grau
A cirurgia de catarata visa substituir o cristalino opaco por uma lente intraocular (LIO). Há vários tipos de lentes e nem todas tratam o grau. As lentes intraoculares monofocais são as mais comuns devido ao custo mais acessível.
Contudo, estas lentes não corrigem o grau, mas melhoram a visão, devolvendo a nitidez e a transparência. Quando se usa as lentes monofocais, a pessoa ainda vai precisar dos óculos ou de lentes de contato, caso tenha algum erro refrativo.
Entre as lentes intraoculares que corrigem o grau estão:
- Lentes Monofocais Tóricas – usadas para corrigir o astigmatismo. Nestes casos, o paciente ainda vai depender de óculos para enxergar de perto.
- Lentes bifocais/ Lentes bifocais tóricas – usadas para corrigir dois pontos focais: um para longe e um para perto.
- Lentes Trifocais/ Trifocais tórica – Estas lentes possuem três pontos focais: para longe, para média e para longa distância.
Apesar dos benefícios das lentes intraoculares trifocais ou multifocais, nem todas as pessoas têm indicação para o implante desses dispositivos.
Quem é elegível para cirurgia de catarata e correção do grau
A cirurgia de catarata é indicada para todas as pessoas que apresentam esta condição. Por outro lado, nem todos os pacientes têm indicação para fazer a cirurgia refrativa e de catarata ao mesmo tempo. Normalmente, pacientes com graus muito altos ou muito baixos podem não ser elegíveis.
Como funciona o procedimento?
Durante a cirurgia refrativa de catarata, o oftalmologista aplica um laser e remove o cristalino. Em seguida, a LIO é implantada por uma incisão mínima e colocada atrás da íris. A córnea é remodelada permitindo assim o correto trajeto da luz até a retina, o que elimina os erros refrativos.
Como você viu é perfeitamente possível fazer a cirurgia de catarata e corrigir o grau ao mesmo tempo. Converse com seu oftalmologista para descobrir se você é elegível para o procedimento.