Celulite Orbitária: O que é? Quais os sintomas e como é o tratamento
A celulite orbitária é uma doença oftalmológica bastante grave. Trata-se de uma infecção que afeta os tecidos moles da órbita ocular. A doença se tornou mais conhecida nas últimas semanas, depois que a atriz Sthefany Brito divulgou que seu filho tinha sido diagnosticado com a condição.
A celulite orbitária é uma doença grave. Estima-se que 11% dos casos podem evoluir para a perda da visão. Por isto, é muito importante divulgar informações para que os pais fiquem atentos ao sintomas.
Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, a órbita é uma cavidade na parte da frente da cabeça. “Nesta região temos o globo ocular, músculos, vasos sanguíneos, nervo óptico, glândulas lacrimais, gordura e tecido conjuntivo. A celulite orbitária pode atingir todas estas estruturas. Uma das principais causas são as infecções respiratórias, especialmente a sinusite”.
Entre outras causas estão infecções dentárias, gripes, resfriados, traumas oculares e picadas de insetos.
Inchaço ocular intenso é principal sinal de alerta
A celulite orbitária causa um inchaço muito importante no olho. Inicialmente os pais podem achar que se trata de uma reação alérgica. O que ajuda a diferenciar é que o inchaço ocular é acompanhado de outros sintomas como febre, vermelhidão e dor ao movimentar os olhos. “Na presença destes sintomas, os pais devem procurar um pronto-socorro imediatamente”, alerta Dra. Marcela.
Toda esta pressa em diagnosticar e tratar a celulite orbitária está relacionada às complicações que podem ocorrer. “Existe um risco grande da infecção se espalhar para o cérebro, causando um quadro de meningite. Como os olhos, os seios da face (cavidades que ficam no interior da face e do crânio), a mucosa nasal e cérebro estão muito perto uns dos outros, existe a chance da infecção se disseminar”, ressalta a oftalmopediatra.
Como a infecção pode se espalhar rapidamente, o tratamento é hospitalar. A criança fica internada e recebe o antibiótico por meio endovenoso.
Como prevenir a celulite orbitária
A celulite orbitária é sempre uma consequência de outro problema de saúde. As infecções respiratórias devem ser tratadas adequadamente, principalmente àquelas de origem bacteriana. Prevenir traumas oculares e ficar de olho em picadas de insetos também é uma maneira de evitar o desenvolvimento da celulite ocular.
“Por fim, os pais precisam ficar atentos ao surgimento dos sinais e sintomas e procurar um pronto-socorro. A celulite orbitária é considerada uma emergência e precisa de tratamento imediato para prevenir outras complicações”, finaliza Dra. Marcela.