O que é astigmatismo miópico? Como é o tratamento?

O que é astigmatismo miópico? Como é o tratamento?

O astigmatismo miópico nada mais é do que a presença da miopia e o do astigmatismo ao mesmo tempo. Na verdade, a coexistência destes erros refrativos é muito comum.

Geralmente, quem desenvolve a miopia tem ou terá algum grau de astigmatismo. A miopia causa dificuldade de enxergar de longe. Já o astigmatismo afeta a visão de perto e de longe.

Afinal, o que é erro refrativo?

A visão depende de diversos fatores, entre eles da refração. Este é um fenômeno que acontece quando a luz entra no olho e atinge a retina.

“A luz precisa seguir uma trajetória específica até atingir a retina. Neste ‘caminho’ a luz passa pela córnea e pelo cristalino. Os erros refrativos ocorrem quando existem anormalidades na córnea e/ou no cristalino que desviam a luz que atinge locais diferentes na retina”, explica Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo. 

Miopia: visão de longe embaçada

As pessoas com miopia costumam ter um olho mais alongado e esta característica deixa a córnea a o cristalino mais distantes da retina. “Quando a luz entra num olho míope, atinge a parte da frente da retina, quando o normal seria atingir a parte de trás. O resultado desta anomalia é a distorção e embaçamento da visão de longe”, explica a oftalmologista.

Visão ruim de perto e de longe

O astigmatismo é causado por imperfeições e por formatos irregulares na córnea. “A córnea de uma pessoa com astigmatismo lembra uma bola de futebol americano, é bastante alongada. “Os raios de luz acabam se espalhando na retina em vez de atingir um ponto focal. Nestes casos, a imagem fica embaçada e distorcida tanto para perto como para longe”, diz Dra. Marcela.

Astigmatismo miópico: Quais os sinais?

O exame oftalmológico precoce, ainda na infância, é essencial para diagnosticar de forma precoce os erros refrativos. Quanto mais cedo forem corrigidos, menor o risco de progredirem e causarem outros problemas, como o olho preguiçoso, por exemplo.

Há alguns sinais que podem sugerir que a presença do astigmatismo miópico como:

  • Dificuldade para enxergar de longe e de perto
  • Imagens borradas e difusas
  • Desconforto visual
  • Sensibilidade à luz
  • Cansaço ocular
  • Dores de cabeça por esforço visual
  • Ardência ocular

Procure o oftalmopediatra

Na maioria dos casos, o astigmatismo miópico tem um forte componente genético. “Quando há histórico familiar destes erros refrativos é preciso investigar precocemente a presença da miopia e do astigmatismo”, afirma Dra. Marcela.

“Para além da primeira consulta oftalmológica no primeiro ano de vida, os pais precisam levar a criança ao menos uma vez por ano ao oftalmopediatra para avaliar se houve aumento do grau ou desenvolvimento de outros erros refrativos, dando atenção especial às crianças na idade pré-escolar e escolar”, finaliza a médica.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *