Sinais da catarata surgem quando doença está avançada
Sinais da catarata podem se manifestar quando a doença já está avançada
Os principais sinais da catarata são o embaçamento visual e a sensação de ter uma nuvem na frente dos olhos. Mas você sabia que estas manifestações só aparecem quando a doença está em uma fase mais avançada?
A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos. O principal fator de risco é o envelhecimento. Desta maneira, a prevalência é maior em pessoas com mais de 50 anos. Quando a causa é o envelhecimento natural é chamada de catarata senil, que corresponde a maioria dos casos.
Perda da visão é lenta
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, as alterações na visão ocorrem de forma lenta. “A pessoa começa a perceber um embaçamento da visão central. Os pacientes costumam dizer que parece que tem uma nuvem na frente dos olhos. Também ocorrem a distorção dos objetos, além da redução da percepção do brilho, contraste e cores. A noite a visão piora, dificultando ler ou usar dispositivos eletrônicos em ambientes com pouca luz”.
Outra manifestação da catarata é quando a pessoa troca os óculos e mesmo assim a visão não melhora.
Sinais da catarata lembram uma lente embaçada
O cristalino é considerado a lente natural dos olhos e pode ser comparado a lente de uma câmera fotográfica. Isto ajuda a entender que quando esta lente fica suja ou tem algum grau de opacificação, interfere na imagem.
“Quando o cristalino fica opaco, a luz captada pelos olhos não consegue atingir a retina corretamente. A partir disto, a pessoa passa a ter dificuldades para enxergar, principalmente em ambientes com pouca luz”, comenta a especialista.
Embora o envelhecimento natural seja responsável por cerca de 90% dos casos de catarata, há outros fatores de risco como:
– Diabetes
– Traumas
– Colesterol alto
– Doenças do fígado
– Distúrbios hormonais
– Medicamentos
– Inflamações
– Cirurgias oculares prévias, como a vitrectomia
Por que o cristalino fica opaco?
O processo natural do envelhecimento ocorre na parte interna e externa do corpo. Muitas pessoas pensam que rugas e cabelos brancos são os únicos sinais de envelhecimento. Mas todos os nossos órgãos e sistemas passam por esse processo, inclusive nossos olhos.
Em relação ao cristalino, existem algumas hipóteses relacionadas aos danos oxidativos que gera os famosos “radicais livres”. As células queimam oxigênio e liberam estas moléculas que prejudicam a saúde, podendo acelerar o processo de envelhecimento. “Alguns hábitos como fumar, tomar sol sem proteção e se alimentar de forma desbalanceada estão associados aos danos oxidativos”, explica Dra. Maria Beatriz.
Cegueira é reversível
Embora a catarata seja a principal causa de cegueira no mundo, é possível reverter a perda da visão. O tratamento da catarata é por meio de uma cirurgia que remove o cristalino e o substitui por uma lente intraocular (LIO). “Trata-se de um procedimento rápido, com ótimo perfil de segurança e que permite ao paciente uma recuperação tranquila”, reforça a oftalmologista.
Existe alguma forma de prevenir a catarata?
A prevalência da catarata é bastante alta em pessoas que já passaram dos 65 anos. Entretanto, alguns hábitos podem retardar seu aparecimento ou até mesmo prevenir seu desenvolvimento.
-
Invista em óculos de sol com proteção UVA/UVB
-
Não olhe diretamente para o sol
-
Pare de fumar
-
Lembre-se de manter uma alimentação saudável
-
As consultas oftalmológicas devem fazer parte dos exames preventivos em geral, principalmente após os 40 anos.
A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios
A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.