Enxaqueca oftálmica pode causar perda transitória do campo visual
A enxaqueca oftálmica afeta 1 em cada 200 pessoas com diagnóstico de enxaqueca
A enxaqueca oftálmica é caracterizada a uma série de alterações na visão. Popularmente conhecida como aura, os sintomas oculares são de origem neurológica. Em geral, as manifestações oftalmológicas são seguidas de dor de cabeça intensa, náuseas, mal-estar, sensibilidade à luz e ao som.
Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra e neuroftalmologista, os sintomas visuais são variados. Nem todos estarão presentes em uma crise. Os mais comuns são escurecimento da visão, distorções na imagem, aparecimento de flashes e perda momentânea do campo visual.
“Há outros sintomas um pouco mais raros, como a ptose palpebral (queda da pálpebra), bem como mudanças no tamanho da pupila e até mesmo estrabismo. O mais importante é que essas manifestações são transitórias, ou seja, após a crise elas desaparecem”.
Quando há esses sintomas numa crise de cefaleia, a doença é chamada de enxaqueca oftálmica.
Quando se preocupar
A oftalmologista faz um alerta: “Em geral, os sintomas visuais afetam apenas um dos olhos e são transitórios, podendo ocorrer durante alguns minutos durante uma crise de enxaqueca. Esta crise tem duração de 4 a 72 horas. Caso as manifestações ocorram nos dois olhos e perdurem por mais tempo, é preciso procurar um especialista, como o neuroftalmologista”.
De qualquer forma, quem apresenta de forma constante os sintomas oculares durante crises de enxaqueca deve procurar o oftalmologista para uma avaliação completa. “Os exames são importantes para avaliar se há algum problema no nervo óptico, retina, córnea e medir a pressão intraocular. Este check-up ajuda a descartar doenças mais graves, como tumores, hemorragias retinianas, entre outras patologias oculares”, alerta Dra. Marcela.
Enxaqueca oftálmica tem origem em problemas circulatórios
A esta altura, você pode estar se perguntando por que os olhos são afetados em uma crise de enxaqueca. A explicação é que os sintomas oculares ocorrem devido a problemas circulatórios nos vasos intracranianos. “Durante uma crise de enxaqueca ocorre uma redução do fluxo sanguíneo em algumas áreas do cérebro que acarretam os sintomas visuais.
A prevenção das crises de enxaqueca oftálmica depende de vários fatores. Veja algumas dicas.
- Durma bem
- Gerencie o estresse
- Pratique atividade física de forma regular
- Evite alimentos/bebidas que podem desencadear uma crise de enxaqueca como café, álcool, frituras, enlatados, embutidos e chocolate
Atualmente, existem diversos medicamentos que podem prevenir as crises e tratar os sintomas durante os episódios da enxaqueca. Entretanto, a maioria das manifestações oculares se resolvem sem nenhuma intervenção. Por outro lado, como já foi dito, sintomas persistentes e/ou que afetam os dois olhos, indicam que é necessário procurar um oftalmologista, preferencialmente um neuroftalmologista, já que a origem pode ser neurológica”, finaliza Dra. Marcela.