Cirurgia de catarata devolve a visão? O que esperar no pós-cirúrgico?

Cirurgia de catarata devolve a visão? O que esperar no pós-cirúrgico?

A cirurgia de catarata devolve a visão, desde que a perda visual não esteja relacionada a causas irreversíveis, como o glaucoma

A cirurgia de catarata é um das cirurgias oculares mais realizadas em todo o mundo. O principal objetivo é restabelecer a visão do paciente por meio da remoção do cristalino que é substituído por uma lente intraocular.

Mas antes de falarmos mais sobre a cirurgia de catarata, vamos entender melhor o que é a catarata.

Catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista e glaucoma, a catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino que causa embaçamento visual e pode evoluir até a perda total da visão. “O cristalino fica na parte da frente do olho. Ele funciona como uma lente intraocular cuja principal função é dar nitidez à visão”.

“É por meio do cristalino que a luz atinge a retina, composta por células nervosas que enviam a imagem por meio do nervo óptico para que o cérebro possa interpretá-las. Quando o cristalino se torna opaco, a luz não atinge a retina. Portanto, a pessoa para de enxergar. Contudo, a perda visual não é súbita, ou seja, a visão piora ao longo do tempo”, explica Dra. Maria Beatriz.

Será que estou com catarata?

A catarata ligada à idade (senil) é a mais prevalente que existe. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 25% das pessoas com mais de 50 anos têm catarata. Além disso, a catarata é considerada a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo.

“A catarata se instala de forma silenciosa. Mas ao longo do tempo a pessoa pode perceber que a visão está mais turva ou embaçada. A pessoa começa a sentir dificuldade para ler, usar telas e computadores em geral, bem como apresenta piora da visão noturna que pode impedir até mesmo de guiar automóveis à noite. Por último, a pessoa também fica mais sensível a luzes fortes, que podem piorar ainda mais a acuidade visual”, aponta a especialista.

Cirurgia de catarata pode devolver a visão

A boa notícia é que na maioria das vezes a cirurgia da catarata recupera a visão. Por isso, a catarata é considerada uma cegueira reversível. “A cirurgia é de baixa complexidade, sendo segura e eficaz. O oftalmologista remove o cristalino e o substitui por uma lente intraocular artificial. Em geral, a cirurgia é realizada em um olho por vez”, explica Dra. Maria Beatriz.

Cirurgia de catarata: quais as etapas?

Após o diagnóstico, há algumas etapas a serem cumpridas antes da cirurgia, como os exames pré-operatórios, além da medição do tamanho do olho para a escolha das lentes intraoculares. Existem muitos modelos e tipos de lentes intraoculares, mas a escolha é feita de forma individualizada.

A cirurgia dura em torno de uma hora. Em geral, os pacientes recebem uma sedação leve e anestesia local no olho por meio de colírios. Depois de algumas horas em observação, o paciente é liberado para se recuperar em casa.

A melhora na visão é sentida já nas primeiras semanas e atinge seu resultado após oito semanas. “A maioria dos pacientes, mais de 90%, passa a enxergar melhor depois da cirurgia. Entretanto, é importante dizer que a cirurgia de catarata não corrige erros refrativos. Portanto, a pessoa que tem miopia, por exemplo, ainda vai precisar dos óculos”, reforça a oftalmologista.

É possível prevenir a catarata?

A catarata tem alguns fatores de risco que podem ser modificados. Alguns estudos sugerem que a doença pode se desenvolver devido a danos causados pelos radicais livres no cristalino. “Como existem alguns hábitos que aceleram o processo oxidativo, podemos evitá-los”, comenta a médica.

Além disso, após os 40 anos, é importante sempre realizar uma consulta oftalmológica anual para um check up.

 Mudanças de hábitos para prevenir a catarata senil

  • Use óculos de sol com proteção UVA/UVB

  • Nunca olhe diretamente para o sol

  • Não fume

  • Reduza o consumo de álcool

  • Mantenha uma alimentação saudável, investindo em alimentos ricos em vitamina C

  • Realize consultas oftalmológicas preventivas a partir dos 40 anos

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *