Implante de Stent para Glaucoma: Como funciona? Quanto custa? É seguro?
O implante de stent para glaucoma funciona de maneira muito simples. O dispositivo é colocado no olho para ajudar a melhorar a drenagem do humor aquoso. A partir disso, há um melhor controle da pressão intraocular (PIO).
Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o glaucoma e a pressão intraocular.
Glaucoma é o nome que se dá a uma série de condições que podem afetar o nervo óptico. A principal causa do glaucoma é o aumento da pressão intraocular (PIO). Assim, o objetivo principal do tratamento do glaucoma e manter a pressão dentro do olho controlada.
Como funciona a pressão intraocular?
O olho é preenchido pelo humor aquoso e pelo humor vítreo. A produção do humor aquoso é constante. Para que tudo corra bem, há estruturas que funcionam como uma espécie de “ralo” para drenagem da substância.
Dessa maneira, a pressão intraocular se mantém controlada. Contudo, algumas pessoas desenvolvem problemas nessa estrutura, que é chamada de malha trabecular.
A partir disso, a drenagem do humor aquoso é afetada. O resultado é o aumento da pressão dentro do olho.
Esse aumento constante começa a danificar o nervo óptico. Como as células nervosas não são repostas pelo organismo, as lesões são permanentes. As lesões permanentes, sem tratamento, levam à perda definitiva da visão.
O que é um stent para glaucoma?
O stent para glaucoma é um dispositivo médico pequeno ou muito pequeno. No caso do glaucoma sua forma é tubular.
O stent para glaucoma é inserido na malha trabecular, que como você viu, é uma área do olho onde ocorre o escoamento do humor aquoso.
O objetivo do stent é melhorar a drenagem do líquido. O resultado é o controle da pressão intraocular (PIO) de forma mais prolongada.
Vale reforçar que o stent glaucoma é, praticamente, microscópico. Desse modo, seu uso preserva os tecidos oculares, sem interferir em cirurgias futuras, caso sejam necessárias.
Indicação do stent para glaucoma
Primeiramente, é bom dizer que as evidências científicas e estudos mais recentes apontam
que intervenções cirúrgicas precoces podem preservar a superfície ocular, reduzir custos em longo prazo, bem como resolver o problema da adesão ao tratamento com colírios.
Uma dessas intervenções é o implante de stent para glaucoma. Todavia, não são todos os pacientes com a doença que tem indicação.
Dessa maneira, a indicação é apenas para o glaucoma primário de ângulo aberto, de leve a moderado.
Stent para glaucoma: como é o implante?
Os stents são colocados por meio de cirurgias minimamente-invasivas do glaucoma (MIGS), do inglês Micro-Invasive Glaucoma Surgery.
Quais os benefícios de uma cirurgia minimamente-invasiva do glaucoma?
- Destruição mínima de tecido
- Menor tempo cirúrgico
- Recuperação visual pós-operatória rápida.
- Eliminação ou redução da necessidade de usar colírios para controlar a pressão intraocular
- Preservação da superfície ocular
Quais os resultados de um stent para glaucoma?
Como já dissemos, o principal objetivo do tratamento do glaucoma é controlar a pressão intraocular.
O grande benefício do stent para glaucoma é a garantia de um controle mais apurado e prolongado da PIO, em comparação ao uso de colírios, por exemplo.
Um dos principais problemas envolvidos no tratamento do glaucoma é justamente a falta de adesão ao uso dos colírios. Em outras palavras, os pacientes acabam desistindo de usar os colírios devido ao custo, efeitos colaterais, número de vezes que precisam aplicar ao dia, entre outros motivos.
Portanto, o stent para glaucoma pode melhorar a qualidade de vida do paciente, além de reduzir os custos com medicações a médio e longo prazo, com a principal vantagem de um controle mais previsível da doença.
Quanto custa um stent para glaucoma?
O valor de um stent para glaucoma é variável. De qualquer maneira, custos de dispositivos médicos, cirurgias e honorários médicos não podem ser divulgados por meios eletrônicos. Somente o médico, durante a consulta, pode informar a respeito dos valores.
Onde é possível tratar o glaucoma com um stent?
A maioria das clínicas oftalmológicas hoje realizam cirurgias para implante de stent para glaucoma. Preferencialmente, procure um médico que seja especialista em glaucoma para ter maior segurança no atendimento.