6 causas de vermelhidão ocular
Antes de mais nada, é importante dizer que a vermelhidão ocular é um dos sintomas oftalmológicos mais comuns. Contudo, na maioria dos casos, são quadros autolimitados, ou seja, o sintoma desaparece sozinho.
Antes de mais nada, vale lembrar que muitas pessoas podem apresentar a vermelhidão ocular.
Entre os motivos estão cansaço visual depois de um dia de trabalho, após usar piscinas ou praias, a partir de ambientes com ar-condicionado, em dias mais secos do ano, mediante exposição à poluição, poeira etc.
Todavia, a vermelhidão ocular pode ser um sintoma de doenças que ameaçam a visão.
Por isso, vamos falar agora de 6 possíveis causas dos olhos ficarem vermelhos.
1- Uveíte e vermelhidão ocular
O nome é estranho, mas trata-se da inflamação da úvea. Primeiramente, vamos explicar o que é essa estrutura.
A úvea é formada pela íris, membrana coroide e pelos processos ciliares. A íris é a parte colorida dos olhos. O corpo ciliar é um conjunto de músculos que controla a abertura e o fechamento do cristalino.
Finalmente, a coroide é um tecido que reveste a parte interna do olho que se estende desde os músculos ciliares até o nervo óptico.
Dessa maneira, a uveíte é uma inflamação que atinge essa parte do olho. Um dos sintomas é a vermelhidão ocular que costuma afetar um dos olhos. Outras manifestações são:
- Dor ocular importante
- Sensibilidade à luz
O oftalmologista pode desconfiar de uma uveíte quando o paciente possui algumas doenças como a espondilite anquilosante, doença inflamatória intestinal, tuberculose, sarcoidose, entre outras.
O tratamento da uveíte é imprescindível para evitar complicações como inchaço na mácula (parte central da retina), catarata e glaucoma de ângulo fechado.
2- Glaucoma de ângulo fechado
Esse é o tipo mais agressivo de glaucoma e ocorre devido ao fechamento total do ângulo, que é um espaço formado entre a íris e a córnea para a drenagem do humor aquoso.
Essa drenagem é imprescindível para o controle da pressão intraocular.
Quando o ângulo se fecha, a pessoa pode apresentar, de forma repentina, a vermelhidão ocular. As outras manifestações são:
- Dor ocular intensa
- Dor de cabeça
- Visão turva
- Enjoo
O glaucoma de ângulo fechado é considerado uma emergência oftalmológica e deve ser tratado de forma rápida e adequada.
3- Herpes ocular
A vermelhidão ocular pode ser um sintoma da infecção pelo vírus da herpes. Sabe aquelas bolhinhas doloridas que costumam aparecer nos lábios de vez em quando?
Isso mesmo, são as mesmas que podem se desenvolver nos olhos. Além do vírus Herpes simplex, o Herpes zoster também tem a capacidade de afetar os olhos.
A vermelhidão ocular vem acompanhada de outros sintomas, como dor, bolhas ou lesões e falta de sensibilidade no lado afetado. As lesões podem afetar a córnea e a retina.
Por isso, o tratamento com antivirais deve ser feito assim que possível para prevenir complicações.
4- Corpo estranho e vermelhidão ocular
Nesses casos, além da vermelhidão ocular, a pessoa pode sentir que tem areia nos olhos ou um cisco, por exemplo.
Outros sintomas são:
- Dor ocular
- Sensibilidade a luz
- Dor ao piscar
- Sensação de areia nos olhos
- Ardência
- Lacrimejamento
Quando há um corpo estranho nos olhos, há risco de perfuração da córnea, principalmente se for um objeto perfuro cortante. Há casos em que o objeto precisa ser removido cirurgicamente para preservar a saúde ocular.
5- Ceratite (infecção na córnea)
As lentes de contato podem parecer inofensivas, mas não é bem assim. Um dos principais problemas relacionados a esses dispositivos é a ceratite.
Trata-se de uma infecção que atinge a córnea e pode levar a uma úlcera nessa estrutura. A presença de uma lente de contato no olho altera a fisiologia natural da córnea e predispõe à ceratite.
Alguns fatores de risco estão relacionados ao tempo de uso das lentes, bem como à limpeza e ao uso durante práticas aquáticas.
Por último, a vermelhidão ocular, a ceratite causa dor nos olhos. Nos casos mais graves, a pessoa pode sentir a visão embaçada e fotofobia.
6- Conjuntivite
A vermelhidão ocular causada pela conjuntivite tem como principal característica atingir os dois olhos ao mesmo tempo. Não que isso não ocorra nas outras doenças, mas é mais incomum que uma uveíte afete os dois olhos.
A conjuntivite tem outros sintomas associados, como:
- Ardência
- Coceira
- Fotobobia
- Acúmulo de secreção
- Inchaço
Em suma, a persistência de vermelhidão nos olhos deve ser avaliada por um oftalmologista, principalmente se associada a outros sintomas.