Glaucoma pode ser causado por uso de colírio?
O glaucoma pode ser causado pelo uso de colírio?
Sim! Usar colírio sem receita médica pode causar glaucoma e outras doenças oculares potencialmente graves.
Primeiramente, você sabe o que é glaucoma? Trata-se de uma série de condições que danificam o nervo óptico. Esses danos são causados pelo aumento da pressão intraocular (PIO). A consequência é a perda da visão de forma definitiva.
O glaucoma pode ser classificado como primário ou secundário. O glaucoma causado por colírios à base de corticoide é secundário, já que nesse caso é possível identificar a causa do aumento da pressão intraocular.
Você sabia que pelo menos um terço dos casos de glaucoma secundário ocorre após o uso de colírios a base de corticoide sem prescrição médica?
Que tipo de colírio não devo usar sem prescrição médica?
Nenhum! Isso mesmo, colírio é um medicamento. Portanto, você só deve usar mediante a prescrição do seu oftalmologista.
Contudo, vamos falar um pouco mais sobre os colírios a base de corticoide. O corticoide é um fármaco potente para combater inflamações. Ele é usado em diversas especialidades médicas, para tratar várias doenças, incluindo algumas patologias oculares.
Inclusive, a maioria dos colírios para doenças oculares tem em sua fórmula algum corticoide. Acontece que o uso desse medicamento tem uma dose e um tempo a serem seguidos, de acordo com a receita médica.
Algumas pessoas, após o término do tratamento, costumam guardar o colírio para uso posterior em si ou em terceiros. A automedicação, nesses casos, pode causar danos irreversíveis na visão.
Por que o uso o glaucoma pode ser causado por colírio?
Os colírios a base de corticoides causam alterações na drenagem do humor aquoso, o líquido que preenche o globo ocular. Como resultado, a pressão dentro do olho aumenta e pode causar danos no nervo ótico.
Porém, é importante você saber que o glaucoma induzido por corticoide não acontece do dia para a noite. Na verdade, pode demorar algumas semanas ou até meses para provocar os danos no nervo óptico.
Vale dizer que esses danos, no estágio inicial, só podem ser descobertos por exames que avaliam o nervo óptico. Ou seja, não há sintomas nessa fase.
Dessa maneira, quando já há sinais de perda da acuidade visual, significa que os danos são permanentes e podem levar à perda da visão de forma definitiva.
Outra informação muito importante é que todo medicamento de uso tópico – que contenha em sua fórmula algum corticoide – aumenta a chance de desenvolver o glaucoma induzido por corticoide. Alguns exemplos são sprays nasais, pomadas e cremes.
Grupos de risco para glaucoma causado por colírio
A elevação da PIO induzida por corticoides pode afetar pessoa de todas as idades. De qualquer maneira, há alguns fatores de risco.
- Pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA)
- Indivíduos sem diagnóstico de glaucoma, classificados como respondedores fortes para corticoides (aqueles que ao usarem corticoides, respondem acima do esperado)
- Parentes de primeiro grau de pacientes com GPAA
- Alta miopia
- Crianças abaixo de 10 anos de idade e pessoas acima de 60
- Diabetes mellitus
- Artrite reumatoide
- Hipercortisolismo endógeno
Tratamento do glaucoma causado por colírio
A boa notícia é que o glaucoma causado por colírio tende a melhorar assim que o medicamento é suspenso, já que a pressão intraocular costuma voltar ao normal.
Contudo, se a pessoa continuar a usar esses colírios com muita frequência, corre um risco maior de desenvolver o glaucoma e perder a visão.
Um estudo mostrou que cada semana de uso de colírios com corticoide pode aumentar em 4% o risco de ter glaucoma!
Quem está no grupo de risco, por exemplo, deve evitar ao máximo usar essa classe de medicamento. Caso seja imprescindível, o ideal é fazer um acompanhamento oftalmológico frequente para medir a pressão intraocular.
Caso o glaucoma não melhore com a suspensão do corticoide, o tratamento irá consistir em evitar a progressão da doença, por meio do controle da pressão intraocular.
Como evitar o glaucoma causado por colírio?
Como você viu, usar colírio sem prescrição médica é muito perigoso para a saúde dos seus olhos.
A dica é seguir a prescrição do seu oftalmologista. Além disso, colírios têm prazo de validade curtos e devem ser descartados ao final do tratamento, mesmo que o frasco esteja cheio.