Adulto também pode fazer cirurgia de estrabismo? Quais os riscos? Onde fazer?
A cirurgia de estrabismo em adultos pode ser feita a qualquer momento.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é estrabismo e como ele pode afetar os adultos e de que maneira a cirurgia de estrabismo pode melhorar a condição.
O que é estrabismo?
Estrabismo é uma condição ocular que se desenvolve na infância. Trata-se do desalinhamento do eixo ocular.
Em outras palavras, os músculos oculares não trabalham juntos. Por isso, ao olhar para um objeto, um dos olhos se desvia para outra direção.
Quais os tipos de estrabismo?
Embora a maioria das pessoas conheça o estrabismo convergente, àquele em que o olho se desvia em direção ao nariz, há outros tipos de desalinhamentos.
Portanto, os tipos de estrabismo em relação ao desvio são:
- Convergente: o olho se desvia para dentro, em direção ao nariz
- Divergente: o olho se desvia para fora, em direção às orelhas
- Vertical: o olho se desvia para cima ou para baixo
Como funciona o tratamento do estrabismo?
O tratamento padrão para o estrabismo é a correção do desalinhamento por meio de uma cirurgia.
Apenas o estrabismo acomodativo, causado pela hipermetropia, pode ser corrigido com o uso de óculos.
A aplicação de toxina botulínica pode ser indicada em alguns casos. Porém, são necessárias várias aplicações para chegar a um bom resultado. Portanto, para crianças não costuma ser recomendado.
Como funciona a cirurgia de estrabismo em adulto?
Primeiramente, é importante dizer que a cirurgia de estrabismo não é estética, mesmo quando realizada em um adultos.
A cirurgia de estrabismo em adultos é realizada para alinhar os olhos e promover a melhora da função ocular.
A capacidade da cirurgia de estrabismo, em alinhar os olhos, em adultos, foi comprovada por um estudo, que apontou que isso ocorre em 80% dos casos.
Outro apontamento da pesquisa foi que a maior parte dos adultos que passa por uma cirurgia para correção do estrabismo relata melhora na visão binocular, responsável pela visão de profundidade e dos objetos em 3D.
Quais os outros benefícios da cirurgia de estrabismo em adultos?
Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores se aprofundaram em descobrir quais os benefícios de operar adultos com estrabismo.
Como vimos, há os benefícios funcionais, ou seja, na visão. De maneira idêntica, a cirurgia promove melhora nos aspectos psicossociais.
Isso porque, a cirurgia de estrabismo em adultos pode reduzir o constrangimento social na vida adulta, como também o estigma criado pela condição.
O estrabismo pode se desenvolver em adultos?
Apesar da maior parte dos casos de estrabismo se desenvolver na infância, a condição pode surgir em adolescentes e adultos.
Todavia, há algumas particularidades do estrabismo desenvolvido após os 7 anos, idade em que o sistema visual atinge sua maturidade.
Para entender por que isso ocorre, precisamos falar um pouco sobre a visão binocular.
O que é visão binocular e para que serve?
O sistema visual é o último a se desenvolver e atinge sua maturidade por volta dos 7 anos de idade.
A visão binocular é a capacidade de fusão de duas imagens em uma única. Nesse sentido, cada um de nossos olhos capta uma imagem diferente e o cérebro as funde em uma única.
Graças a essa capacidade, enxergamos uma imagem com profundidade, bem como nos deixa aptos a enxergar objetos em 3D.
Quando a pessoa tem estrabismo, o cérebro não consegue fundir as imagens, já que não há alinhamento na captação. Assim, uma delas é suprimida para que a pessoa não veja imagens dobradas.
Diplopia
Porém, em adultos não há essa capacidade de supressão. Com isso, um adulto com estrabismo desenvolve a chamada diplopia, ou seja, uma visão dupla.
Quando a pessoa tampa um dos olhos, ela consegue ver uma única imagem. Desse modo, a supressão é mecânica e não fisiológica como ocorre nas crianças.
Infelizmente, é uma condição que afeta bastante a qualidade de vida e impede a pessoa de realizar diversas atividades como dirigir, estudar, trabalhar etc.
Ainda assim, vale ressaltar que existem outras causas que podem levar à visão dupla na vida adultos. Dessa maneira, é preciso consultar um neuroftalmologista para descartar doenças neurológicas que causam diplopia.
A cirurgia em adultos pode ser feita a qualquer momento?
Na população adulta, é possível corrigir o estrabismo a qualquer momento. Porém, é importante dizer que é preciso realizar os exames pré-operatórios e avaliar qualquer condição que mostre que a cirurgia pode ser contraindicada.
Qual o médico procurar?