Ceratite e lentes de contato: qual a relação?
A ceratite e lentes de contato: tudo a ver!
A ceratite tem uma relação direta com as lentes de contato. Dessa forma, trata-se de uma grave complicação do mau uso das lentes.
O que é ceratite?
A ceratite é uma inflamação na córnea, a parte mais externa dos olhos. As causas estão relacionadas a infecções por bactérias e fungos, na maioria dos casos.
Por que as lentes de contato podem causar a ceratite?
Primeiramente, é bom dizer que as lentes de contato são importantes como uma alternativa para as pessoas que não se adaptam aos óculos para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia.
Entretanto, a maioria dos usuários das lentes de contato não seguem as orientações dos oftalmologistas para prevenir complicações oculares.
As lentes de contato prejudicam o filme lacrimal, fundamental para a saúde da córnea. O uso prolongado das lentes, por exemplo, reduz a oxigenação da superfície ocular.
Para se ter uma ideia, estudos apontam que quem dorme de lente, tem um risco de 6 a 15 vezes maior de desenvolver a ceratite quando se compara a pessoas que as retiram para dormir.
Outra causa da ceratite é a contaminação das lentes, dos estojos e uso de soluções não adequadas para a limpeza, como, por exemplo, o soro fisiológico.
Outro fator de risco é comprar lentes de contato sem prescrição médica
Quais lentes de contato podem causar ceratite?
Quaisquer lentes de contato podem levar à ceratite. Porém, alguns materiais aumentam a chance de isso acontecer. As lentes rígidas apresentam o menor risco, enquanto as gelatinosas aumentam o risco, principalmente quando usadas para dormir.
Quais são os micro-organismos responsáveis pela ceratite?
Em 95% dos casos, a ceratite é causada por bactérias. Porém, fungos e acanthamoeba representam o pior prognóstico e causam infecções gravíssimas.
Quais são os sintomas da ceratite?
O aparecimento da ceratite é súbito. Os sintomas podem surgir após 24h da contaminação.
Geralmente, a pessoa pode apresentar:
- Perda da acuidade visual, ou seja, pode começar a perder a capacidade de enxergar
- Pálpebras inchadas
- Fotofobia
- Dor nos olhos
- Aumento do volume sanguíneo nos olhos (hiperemia)
- Lacrimejamento
- Sensação de areia nos olhos
Ceratite precisa ser tratada com urgência
A ceratite pode ter uma rápida progressão. Quando não tratada a tempo, o risco de lesões irreversíveis na córnea é muito grande. Caso isso aconteça, a recuperação da visão só pode ser feita por meio de um transplante de córnea.
Os usuários de lentes de contato precisam ficar atentos a esses sintomas. O ideal é procurar um oftalmologista com a máxima urgência. O tratamento é feito com antibióticos em forma de colírios, além de medicamentos para dor e lubrificantes.
Use bem para não ficar sem!
Como vimos, o mau uso das lentes de contato pode acarretar sérias complicações para a córnea.
Por isso, aqui vão algumas dicas simples para você usar bem e nunca ficar sem as suas lentes!
- Só use lentes prescritas pelo seu oftalmologista
- Faça a limpeza das lentes e do estojo todos os dias
- Troque o estojo a cada 3 meses
- Jamais durma com suas lentes
- Evite o uso prolongado (por mais de 24h)
- Nunca use suas lentes para práticas esportivas
Onde tratar a ceratite?
A Stratus Oftalmologia conta com uma equipe de Oftalmologistas que tratam a ceratite. A clínica fica em São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768