O que é pressão alta nos olhos? Sinais Sintomas Tratamento
A pressão alta nos olhos ocorre quando os níveis da pressão intraocular (PIO) estão acima de 21 mmHg (milímetros de mercúrio). Mas, você pode estar se perguntando: existe pressão dentro dos olhos? Sim, assim como temos a pressão sanguínea, temos a pressão intraocular. Portanto, existe também a chamada “pressão alta nos olhos”, cujo termo médico é hipertensão ocular.
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a pressão intraocular é resultado da produção e drenagem constante do humor aquoso. “Esse líquido preenche a parte de trás do globo ocular, sendo, portanto, responsável pelo formato redondo do olho. Algumas pessoas apresentam problemas no escoamento do humor aquoso e isso leva à pressão alta nos olhos”, explica.
Pressão alta nos olhos é diferente de glaucoma
Embora o aumento da PIO seja o principal fator de risco para o glaucoma, na hipertensão ocular temos uma pressão acima do normal, mas sem danos no nervo óptico. “Outro esclarecimento importante é que nem todas as pessoas com pressão alta nos olhos irão evoluir para o glaucoma. Isso só vai acontecer caso haja o desenvolvimento de lesões no nervo óptico”, ressalta a oftalmologista.
Sinais e sintomas de pressão alta nos olhos
Na maioria dos casos, a pessoa com uma PIO elevada não vai sentir nada, ou seja, não há sinais e sintomas aparentes. Por essa razão, o diagnóstico costuma ocorrer durante as consultas oftalmológicas de rotina, ao realizamos a tonometria, que é o exame que mede a pressão intraocular.
“Vale lembrar que esse é um exame que faz parte de todas as consultas oftalmológicas. Sendo assim, podemos detectar com facilidade os níveis elevados da pressão dentro do olho”, aponta Dra. Maria Beatriz.
Apesar da ausência dos sintomas na maioria dos casos, existem algumas situações em que o paciente pode apresentar algumas manifestações quando a pressão intraocular aumenta. Nesses casos, podemos pensar em traumas nos olhos, na região da cabeça, uso de medicamentos, tumores na região do cérebro, entre outras condições. Entre alguns sinais e sintomas podemos citar:
- Diminuição da visão lateral
- Visão turva
- Aumento da pupila
- Dor ocular importante
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Fotosssensibilidade
“Na presença dessas manifestações, especialmente quando há ligação com as situações que falamos acima, é preciso procurar um serviço de pronto-atendimento. Esse aumento repentino da pressão intraocular pode causar danos permanentes no nervo óptico, resultando na perda da visão”, alerta a especialista.
Como saber se tenho hipertensão ocular?
Os níveis normais da PIO são de 10 a 20 mmHg. Acima de 21 mmHg já se considera o diagnóstico da hipertensão ocular, desde que não haja danos no nervo óptico. Nesses casos, ou seja, quando há lesões na região, o diagnóstico é de glaucoma. A melhor maneira de saber os valores da pressão intraocular é realizar consultas de rotina com um oftalmologista, especialmente após os 40 anos.
Leia mais sobre o diagnóstico do glaucoma aqui.
Pressão alta nos olhos pode virar glaucoma?
Sim, a hipertensão ocular pode evoluir para um glaucoma. O risco aumenta se o paciente tem fatores de risco como histórico familiar da doença, córnea fina, hipertensão arterial, entre outros.
Tratamento da pressão alta nos olhos
Normalmente, o oftalmologista costuma optar por iniciar o tratamento com os colírios que controlam a pressão intraocular, mesmo que não haja evidências de danos no nervo óptico. O objetivo é justamente prevenir que isso aconteça.
Prevenção da hipertensão ocular
Em conclusão, a melhor maneira de prevenir o aumento da pressão intraocular é realizar o check up oftalmológico de rotina, anualmente. Para quem passou dos 40 anos, o exame de vista é ainda mais importante.
“O motivo é que é na quarta década de vida, o risco de desenvolver glaucoma, catarata e doenças na retina aumenta de forma considerável. Dessa forma, podemos diagnosticar e tratar de forma mais precoce e isso pode evitar a perda da visão”, finaliza Dra. Maria Beatriz.
A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios
A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.