Coceira nas pálpebras: Quais são as causas e como tratar
A coceira nas pálpebras tem algumas causas, como processos de reação alérgica a esmaltes, maquiagem e outros produtos químicos. Mas, hoje vamos falar da coceira nas pálpebras que ocorre devido à infestação de ácaros Demodex.
Os ácaros Demodex habitam nosso rosto sem ao menos sabermos, já que são seres microscópicos. Na maioria dos casos, estes “inquilinos” não causam nenhum problema. Contudo, pessoas com dermatite seborreica, rosácea, que fazem reposição hormonal, que têm doenças da superfície ocular, como meibomite, blefarite e olho seco, podem apresentar uma verdadeira infestação destes micro-organismos na região ao redor das pálpebras.
Coceira nas pálpebras e ácaros Demodex: o que você precisa saber
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, os Demodex costumam se instalar nos folículos pilosos, cavidades em que nascem cílios, e nas glândulas sebáceas das pálpebras. “Quando ocorre uma infestação destes ácaros na região periocular, surgem diversos problemas que podem desencadear ou agravar processos inflamatórios”.
“A proliferação destes micro-organismos causa alterações no funcionamento das glândulas sebáceas palpebrais. Estas glândulas produzem o meibum, a parte lipídica da lágrima. O filme lacrimal é essencial para nutrir e lubrificar a superfície ocular. A infestação dos Demodex costuma levar à obstrução dos ductos das glândulas sebáceas, alterando assim a qualidade e quantidade da lágrima”, aponta a especialista.
Outro problema da infestação dos Demodex é a piora da inflamação. Eles se alimentam da gordura e das células resultantes da descamação da pele.
“Quando eles morrem, liberam substâncias que agravam o processo inflamatório. Como a blefarite, a meibomite e olho seco são doenças inflamatórias, podemos deduzir que todas essas patologias podem piorar na presença anormal dos ácaros Demodex”, reforça Dra. Maria Beatriz.
Coceira nas pálpebras é o principal sintoma da infestação de ácaros Demodex
A coceira intensa nas pálpebras, somada à formação de crostas nos cílios e vermelhidão são sintomas sugestivos da infestação de ácaros Demodex. “A pessoa costuma acordar com os olhos grudados pela manhã. E mesmo limpando, os cílios ficam com bastante secreção que forma uma espécie de caspa, similar àquela que aparece no couro cabeludo”, conta a médica.
Como tratar a infestação de ácaros Demodex para melhorar a coceira nas pálpebras?
A blefarite, a meibomite e olho seco são doenças crônicas e pouco responsivas ao tratamento clínico. Porém, nos últimos anos, o uso da luz intensa pulsada tem se mostrado um tratamento bastante eficaz na remissão dos sintomas e elimina a infestação dos ácaros Demodex.
“A luz intensa pulsada ajuda a desobstruir as glândulas sebáceas das pálpebras. Além disto, ela elimina a infestação dos ácaros Demodex e reduz os fatores inflamatórios. A melhora nos sintomas, como a coceira nas pálpebras, por exemplo, é bastante rápida e duradoura”, ressalta Dra. Maria Beatriz.
“De qualquer maneira, todos os pacientes com fatores de risco ou ainda com diagnóstico de doenças como o olho seco, blefarite e meibomite, devem manter uma rotina diária de higiene nas pálpebras para prevenir a proliferação dos ácaros Demodex”, finaliza a oftalmologista.