Dicas para aliviar os sintomas do olho seco no verão
As dicas para aliviar os sintomas do olho seco são sempre bem-vindas! Ainda mais no verão!
O olho seco pode piorar no verão, principalmente nos dias mais quentes e secos. Mas, há várias maneiras de aliviar a piora dos sintomas nesta época do ano. A síndrome do olho seco, também chamada de ceratoconjuntivite seca, é uma doença que afeta a superfície ocular.
Trata-se de uma condição relativamente comum em pessoas com mais de 50 anos, principalmente em mulheres na fase da menopausa. O olho seco também está associado ao glaucoma, devido à presença de conservantes nos colírios usados para controlar a pressão intraocular. Estima-se que 60% dos pacientes com glaucoma desenvolvem sintomas de olho seco.
Veja agora as dicas para aliviar os sintomas do olho seco no verão.
Olho seco não tira férias!
O olho seco não tira férias! Ou seja, é uma doença crônica que pode ter períodos de melhora ou piora. Existem alguns fatores que levam ao agravamento dos sintomas, sendo um deles condições climáticas como o ar seco e o calor.
Segunda Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a exposição à luz solar é maior no verão. “Como as pessoas tendem a passar mais tempo ao ar livre, acabam ficando mais expostas aos raios solares. O calor leva à uma evaporação mais rápida do filme lacrimal, algo que é desfavorável para quem já sofre com a síndrome do olho seco”.
Outros fatores também pioram o olho seco no verão
“Existem ainda outros fatores relacionados ao período das férias como cloro de piscinas, água do mar e até mesmo o uso de protetores solares. A baixa umidade do ar causada pelo uso de ar-condicionado ou ainda de ventiladores, também ressecam as mucosas em geral, incluindo a superfície ocular”, acrescenta a especialista.
Por fim, a desidratação do corpo também pode contribuir para o ressecamento da pele e das mucosas.
Dicas para prevenir a piora dos sintomas do olho seco no verão
Invista nos óculos de sol
Seja no verão ou fora dele, todo mundo precisa ter óculos de sol com lentes que protegem os olhos dos raios UVA/UVB do sol.
“Vale reforçar que óculos de comércios populares, na maioria das vezes, não têm esta proteção. Além disto, estes produtos podem causar mais danos aos olhos, uma vez que as pupilas se dilatam nas lentes mais escuras para permitir a entrada da luz. Ou seja, o óculos sem as lentes de proteção permite a entrada de uma quantidade ainda maior da luz solar nos olhos”, alerta Dra. Maria Beatriz.
Hoje, existem lentes polarizadas com um filtro especial que bloqueia a luz refletida do sol, reduzindo o brilho. Além de proteger os olhos do reflexo da luz solar, estas lentes melhoram a nitidez da visão, facilitando o cálculo da distância e a profundidade. Os óculos de sol polarizados podem eliminar o reflexo da luz, enquanto os óculos não polarizados diminuem a intensidade do reflexo, mas não o eliminam.
Redobre o cuidado com chapéus e bonés
A regra é: quanto menos raios solares incidirem na região facial, melhor! Quando estiver ao ar livre, redobre os cuidados usando chapéus ou bonés. Isto não só protege seus olhos, como também a sua pele.
Troque as lentes de contato por óculos
O uso de lentes de contato é um importante fator de risco para o desenvolvimento do olho seco. Práticas aquáticas não combinam com o uso de lentes de contato! O risco envolve contaminação das lentes por micro-organismos, além do agravamento da secura ocular e outros sintomas.
Caso a pessoa passe férias em locais com praia e piscina, o ideal é reservar óculos de grau para reduzir a chance de piora dos sintomas do olho seco.
Lágrimas artificiais
Antes de sair de férias, o ideal é pedir ao oftalmologista para receitar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais. Lembre-se de não usar nenhum medicamento, principalmente colírios, sem a prescrição do médico.
Mantenha-se hidratado
A hidratação é crucial nos dias mais quentes. E ela é feita de fora para dentro! Ou seja, beba muito água. Aposte em uma alimentação mais leve e nutritiva. Frutas com alto teor de água como melancia e melão são ótimas para hidratar. A água de coco também é ótima como fonte de hidratação para o corpo. Caso você consuma bebidas alcóolicas, lembre-se que para cada dose de álcool você deve consumir a mesma quantidade de água.