O que é Síndrome da Visão do Computador? Quais os sinais?
A síndrome da visão do computador é uma condição oftalmológica que causa uma série de sintomas em pessoas que usam computadores, celulares e tablets por períodos prolongados. Pessoas que usam telas por mais de três horas, diariamente, têm um risco bastante aumentado de desenvolver esta síndrome.
Síndrome da Visão do Computador – Sinais e Sintomas
Entre as principais manifestações estão embaçamento da visão, cansaço visual, sensação de secura nos olhos, ardência, vermelhidão, coceira, irritação, dor nos olhos e cefaleia. Estima-se que cerca de 70% das pessoas que usam computadores para trabalhar, por mais de 3 horas por dia, desenvolvem os sintomas da síndrome da visão do computador.
Síndrome da visão do computador tem relação com a redução das piscadas
Você pode não saber, mas o ato de piscar é essencial para a saúde da superfície ocular! Isto porque o movimento de abrir e fechar os olhos é responsável por distribuir as lágrimas. O filme lacrimal é essencial para lubrificar e nutrir a superfície do globo ocular, principalmente a córnea.
Entretanto, durante o uso das telas, a tendência é piscar menos. Estima-se que uma pessoa pisque, em média, 15 vezes por minuto. Contudo, estudos apontam que a taxa de piscadas de quem usa computadores é bem menor.
De qualquer maneira, os fatores de risco da síndrome da visão do computador são diversos. Entre eles estão:
- Tempo de uso das telas – mais de 3 horas por dia
- Envelhecimento natural
- Menopausa
- Uso de medicamentos que reduzem a produção do filme lacrimal (diuréticos, antialérgicos e medicamentos psiquiátricos)
- Uso de lentes de contato
- Ambientes com ar-condicionado ou com baixa umidade no ar
- Baixa iluminação durante o uso de telas
- Excesso de brilho na tela
- Distância visual da tela inadequada
- Erros de refração e presbiopia não corrigidos adequadamente
- Doenças que afetam o filme lacrimal como meibomite, olho seco e blefarite
- Doenças sistêmicas como artrite reumatoide
Tratamento da síndrome da visão do computador exige mudança de hábitos
Não existe um tratamento ou medicamento específico para tratar a síndrome. Alguns colírios e medicamentos anti-inflamatórios podem aliviar alguns dos sintomas. O mais importante é mudar hábitos e corrigir alguns quesitos ergonômicos que podem ajudar.
Qualquer pessoa que trabalha em computadores, por mais de 3 horas ao dia, pode e deve seguir as seguintes recomendações:
- Pisque mais, principalmente em frente às telas
- Reduza o brilho da tela do computador
- O ambiente de trabalho precisa ser bem iluminado
- A tela deve ficar entre 30 a 70 cm distante dos olhos
- A cada 20 minutos, desvie o olhar para o horizonte por cerca de 20 segundos. Isso ajuda a treinar a visão de longe que não é usada quando a pessoa usa um dispositivo eletrônico
- O monitor deve ficar entre 12 cm a 15 cm abaixo da linha da visão horizontal. Ao olhar reto para o computador, os olhos precisam estar na altura da parte superior do aparelho
- Caso o ambiente seja climatizado, aposte nas lágrimas artificiais para manter a superfície ocular lubrificada
- Peça ao seu oftalmologista para recomendar um lubrificante ocular, principalmente se você usa lentes de contato, toma remédios que alteram a produção do filme lacrimal ou ainda se tem doenças sistêmicas que também causam problemas oculares
A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios
A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.