Pós-Operatório da Cirurgia de Catarata: Como funciona e o que esperar?

Pós-Operatório da Cirurgia de Catarata: Como funciona e o que esperar?

O pós-operatório da cirurgia de catarata costuma ser tranquilo. Esta é uma das cirurgias oculares mais realizadas em todo o mundo. A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos. O tipo mais comum é a catarata senil, relacionada ao processo natural do envelhecimento.

Segundo Dr. Ricardo Menon Nosé, oftalmologista especializado em catarata, doenças da córnea, retina e cirurgia refrativa, a perda de visão devido ao desenvolvimento de catarata é muito comum na terceira idade. “Felizmente, a perda visual é reversível por meio da cirurgia que substitui o cristalino por uma lente intraocular (LIO). O procedimento é rápido, seguro e efetivo para restaurar a visão”.

Contudo, o sucesso do tratamento também depende de cuidados no pós-operatório que precisam da colaboração do paciente. Com a ajuda do médico, listamos as principais recomendações para um pós-operatório da cirurgia de catarata tranquilo.

Dicas para o pós-operatório da cirurgia de catarata

Repouso

A cirurgia de catarata não requer internação, ou seja, o paciente vai para casa no mesmo dia. Por outro lado, o repouso é necessário e pode durar cerca de 7 dias ou mais, de acordo com a orientação do médico. Quando a atividade laboral exige esforço físico, o repouso pode ser mais prolongado, por volta de 15 dias.

O mais importante é planejar a cirurgia de catarata para repousar, sendo este descanso essencial para a recuperação.

Cuidados com os olhos

Após a cirurgia, o oftalmologista coloca um tampão de acrílico com um curativo no olho operado. Em geral, este curativo é removido no mesmo dia, ao chegar em casa. Mas, para proteger o olho, o tampão pode ser usado para dormir ou nos primeiros dias para prevenir a entrada de partículas na superfície ocular.

Também é preciso evitar coçar, massagear ou esfregar os olhos. Recomenda-se ainda dormir no lado oposto ao olho operado na primeira semana, preferencialmente com o tampão de acrílico. Este dispositivo pode evitar uma pressão adicional no olho durante o processo de cicatrização.

Nos primeiros dias é preciso evitar molhar os olhos. Por este motivo, o ideal é limpar o rosto com lenços umedecidos, toalhas macias ou gaze, evitando contato com a região do olho operado.

Caso seja necessário lavar os cabelos, procure usar um protetor ocular para proteger os olhos.

Medicamentos

Ao longo dos primeiros dias, o paciente deve pingar os colírios de acordo com a prescrição médica. O uso correto dos medicamentos receitados pelo oftalmologista é essencial para prevenir infecções no pós-operatório.

Outra contraindicação no pós-operatório da cirurgia de catarata é usar maquiagem nos olhos, como sombra, rímel, lápis e delineador. O uso deve ser liberado pelo oftalmologista.

Efeitos da cirurgia na visão

Na primeira semana é comum ficar com bastante sensibilidade à luz. Mesmo a luz artificial pode causar este efeito. Por isso, o paciente deve providenciar óculos de sol para usar no pós-operatório.

Durante a recuperação, a visão pode ficar um pouco embaçada. Saiba que é um efeito totalmente esperado após uma cirurgia de catarata.

Normalmente, o paciente percebe melhora na visão após alguns dias. Mas isto varia de pessoa para pessoa. Desta forma, o resultado definitivo da cirurgia de catarata pode demorar de 4 a 6 semanas.

Restrições no pós-cirúrgico da cirurgia de catarata

Apesar de ser uma cirurgia tranquilo, há restrições que devem ser adotadas pelo paciente como:

  • O paciente não pode dirigir até que a visão seja restabelecida e essa atividade seja segura
  • A prática de atividades físicas intensas como corridas, lutas, treinos de força etc. ficam suspensas até liberação do médico
  • Práticas aquáticas e uso de sauna também demandam afastamento durante o primeiro mês após a cirurgia
  • Para prevenir irritação e infecções nos olhos, é preciso evitar ambientes com níveis mais elevados de poeira, vento, pólen e partículas que podem entrar em contato com os olhos
  • Pacientes que usam lentes de contato devem providenciar óculos de grau para reduzir a manipulação dos olhos, além de contaminação por micro-organismos que podem aderir às lentes de contato
  • O uso de maquiagem nos olhos, como sombras, lápis, delineador e rímel aumenta o risco de complicações. Por isso, deve ser evitado nos primeiros dias
  • Evite cozinhar nos primeiros dias, pois os vapores e a quentura podem interferir na recuperação

Atividades permitidas na recuperação

O uso do celular não é proibido. Porém, como a visão fica embaçada, é provável que o paciente não enxergue para pode ler ou escrever mensagens. A dica é usar os recursos de áudio do celular e das telas em geral.

Caso o paciente se sinta apto, ficam liberadas atividades como:

  • Assistir televisão
  • Usar telas em geral
  • Fazer caminhadas leves em solo reto

A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo. Felizmente, é uma cirurgia que reverte a perda da visão e permite ao paciente retomar uma série de atividades diárias. Por outro lado, para alcançar o restabelecimento da visão é necessário seguir rigorosamente os cuidados no pós-operatório.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *