O que é controle da miopia? Quais os recursos usados?
O controle da miopia é o termo usado para os cuidados clínicos adicionais adotados pelo oftalmologista para impedir o aumento do grau em crianças e adolescentes com miopia. Entre os recursos estão o uso de óculos, prescrição de colírios de atropina e uso de lentes de contato especiais.
Além disto, para prevenir que o grau aumente é necessário mudar alguns comportamentos, como reduzir o tempo gasto em frente às telas e aumentar as atividades ao ar livre. Por fim, a partir do diagnóstico da miopia, as consultas oftalmológicas devem ser frequentes até que o grau se estabilize, o que ocorre por volta dos 18 anos.
Controle da miopia deve ser iniciado na infância
De acordo com Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra especialista em estrabismo, o controle da miopia deve ser iniciado logo após a detecção deste erro refrativo.
“A miopia costuma surgir na infância ou na adolescência. Precisamos prevenir que o grau aumente, pois isto pode levar a problemas de visão no futuro, como descolamento de retina, degeneração macular, catarata e até mesmo glaucoma”.
Hoje, vivenciamos um momento preocupante em todo o mundo. Isto porque os casos de miopia aumentam de forma exponencial.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050 cerca de metade da população mundial será míope. Um dos dados mais preocupantes é que os casos de alta miopia (grau acima de -6D), têm aumentado mais do que a miopia baixa ou moderada, inclusive no Brasil.
Controle da miopia na infância é imprescindível
“Precisamos aumentar a conscientização dos pais a respeito da necessidade de acompanhar as crianças com miopia rigorosamente, desde a infância até por volta dos 18 anos. A explicação é que é na infância que a miopia tem o maior risco de progredir de forma rápida, principalmente entre os 6 e 10 anos”, reforça Dra. Marcela.
Em geral, metade dos adolescentes apresenta estabilização da miopia por volta dos 16 anos. “Porém, a outra metade ainda corre o risco de ter uma progressão do grau. Para além disto, os estudos científicos ao longo dos anos apontaram que mesmo os graus de miopia mais leves aumentam o risco de doenças oculares na vida adulta”, alerta a especialista.
Miopia: muito além dos óculos
A miopia não é apenas um erro refrativo que pode ser solucionado com o uso de óculos. Ou seja, a miopia não é sobre usar óculos.
A partir do diagnóstico, o oftalmologista vai determinar qual a periodicidade ideal para cada paciente. “O olho cresce na medida em que a criança cresce. Este crescimento pode impactar na alteração do grau. Por isto, as consultas oftalmológicas na infância devem ser feitas com mais frequência”, comenta a médica.
“A periodicidade das consultas podem variar de 3, 6 e 12 meses, dependendo do grau. Os graus mais altos demandam mais cuidado e atenção, mas um grau leve e moderado pode aumentar. Portanto, as visitas ao oftalmologista são essenciais no controle da miopia”, finaliza a especialista.