Tratamentos para o ceratocone: Descubra quais são e como funcionam

Tratamentos para o ceratocone: Descubra quais são e como funcionam

Os tratamentos para o ceratocone podem variar de acordo com o estágio da doença. O principal objetivo na fase inicial é evitar a progressão das deformidades na córnea.

O ceratocone se caracteriza pelo afinamento progressivo da córnea que assume um formato de cone. Por isto, a doença se chama ceratocone. Em geral, afeta os dois olhos causando distorção das imagens e sensibilidade à luz. Infelizmente, a doença costuma ser diagnosticada tardiamente.

Segundo Dr. Ricardo Menon Nosé, oftalmologista especialista em doenças da córnea, os sinais iniciais do ceratocone aparecem no final da adolescência ou início da vida adulta. “A doença progride de forma lenta. Além disto, nas fases iniciais não há manifestações tão evidentes. Estes dois fatores podem retardar o diagnóstico que costuma ocorrer na terceira ou quarta década de vida”.

Em relação aos fatores de risco, Nosé explica que o ato de coçar os olhos de forma frequente e por tempo prolongado está associado às deformidades na córnea. “O ceratocone tem ainda um forte componente familiar, já que a doença é vista em membros de uma mesma família. Outro fator de risco é a presença de alergias em geral, como rinite, sinusite e asma”, adiciona o médico.

Por fim, algumas síndromes genéticas, como a trissomia do cromossomo 21 também aumentam o risco de desenvolver a doença.

Como ceratocone é classificado

O diagnóstico do ceratocone envolve uma série de exames. O mais importante deles é a topografia de córnea. A partir dos resultados, o oftalmologista pode classificar o estágio da doença e definir qual o melhor tratamento.

O ceratocone é classificado da seguinte maneira:

  • Leve a moderado
  • Moderado a grave
  • Severo

Tratamentos para o Ceratocone: Óculos e Lentes de Contato

Os casos classificados como leves a moderados podem ser tratados com óculos e lentes de grau. Os óculos oferecem uma melhora temporária da visão. Embora não impeçam a progressão da doença, os óculos são usados para corrigir os erros refrativos causados pela deformidade da córnea.

Já as lentes de contato são mais eficazes que os óculos. Isto porque atuam diretamente na córnea e conseguem corrigir as irregularidades causadas pelo ceratocone. Mas este efeito corretivo só é benéfico para os casos leves da doença. A indicação mais efetiva é para pacientes com graus muito elevados e deformação importante da córnea.

As lentes rígidas RGP (Rígidas de Gás Permeável) são as mais indicadas para tratar o ceratocone. A principal vantagem é que são moldadas de acordo com a curvatura da córnea do paciente. Há outros tipos de lentes rígidas como as de curvatura optimizada, rígida esférica e lentes esclerais. “Vale ressaltar que as lentes de contato também não impedem a progressão do ceratocone”, alerta Nosé.

Tratamentos para o Ceratocone: Anel Intracorneano

O anel intracorneano é indicado para os casos moderados de ceratocone. O principal objetivo é corrigir o formato da córnea. Entretanto, a ação do anel é interna, já que o dispositivo é inserido no globo ocular.

“Trata-se de um procedimento seguro que dura poucos minutos, realizado sob anestesia local por meio de colírios. “O anel corneano ajuda a corrigir a deformidade da córnea, melhora a visão e controla melhor a progressão da doença”, comenta Nosé.

Tratamentos para o Ceratocone: Crosslinking

O crosslinking é uma das técnicas mais usadas para tratar o ceratocone classificado de moderado a grave. “É uma cirurgia minimamente invasiva em que o médico faz uma raspagem da córnea e aplica a riboflavina, um dos tipos de vitamina B. Em seguida, o olho recebe um feixe de luz ultravioleta A. Como resultado, há um fortalecimento das fibras de colágeno da córnea para impedir que a córnea continue se deformando”, explica o especialista.

Tratamentos para o Ceratocone: Transplante de córnea

O transplante de córnea é o último recurso adotado para tratar o ceratocone. A decisão pelo transplante é tomada pelo médico quando nenhum outro tratamento foi capaz de impedir a progressão da doença. Também é levado em consideração a perda significativa da visão e danos extensos no tecido da córnea.

Prevenção

“A principal forma de prevenir o ceratocone é realizar consultas oftalmológicas de rotina desde a infância. Embora seja uma doença com baixa prevalência, o ceratocone pode causar a perda da visão em jovens. Quem tem fatores de risco como alergias, histórico familiar ou presença de condições genéticas deve procurar um oftalmologista de forma precoce para realização de exames específicos da córnea e realizar um acompanhamento ao longo da vida”, finaliza Nosé.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, Dra. Marcela Barreira e Dra. Maria Beatriz Guerios

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *