Celulite Orbital: parece conjuntivite, mas não é
A celulite orbital ou orbitária é uma infecção dos tecidos moles da órbita ocular. É uma condição grave que requer tratamento hospitalar. A prevalência é maior em crianças do que em adultos.
Segundo Dra. Marcela Barreira, oftalmopediatra geral e especialista em estrabismo, a maioria dos casos de celulite orbitária, cerca de 90%, é secundária a uma sinusite que não foi tratada corretamente. Outras causas incluem abscessos ou infecções dentárias, infecções de pele, traumas e cirurgias oculares. “A infecção pode se espalhar para o nervo óptico ou até mesmo para o sistema nervoso central. Por esse motivo, a celulite orbital é considerada uma emergência oftalmológica e precisa de tratamento para combater a infecção rapidamente”.
Celulite orbital: Inchaço do olho é sinal mais evidente
A celulite orbital causa um sinal bem evidente que é o inchaço ao redor dos olhos. Além disso, podem ocorre os seguintes sintomas:
- Proptose (olhos salientes)
- Inchaço
- Dificuldade e dor no movimento do globo ocular
- Vermelhidão
- Calor local
- Febre
- Dificuldade para enxergar
Celulite orbital: Quando se preocupar?
O aparecimento dos sintomas acima, especialmente do inchaço, após uma sinusite ou quadro gripal, é um sinal de alerta importante para ir ao médico. “Como alguns sintomas podem ser parecidos com os de uma conjuntivite, os pais podem demorar para procurar um oftalmologista. Isso também vale para os adultos. Portanto, ao notar inchaço e um dos sintomas associados, a recomendação é procurar um serviço de emergência”, reforça Dra. Marcela.
“Normalmente, o diagnóstico é realizado baseado na avaliação clínica, conjunto de sinais e sintomas, exames e sangue e tomografia para avaliar a extensão da infecção. Claro que sempre é preciso descartar outras doenças oculares cujos sintomas são semelhantes aos da celulite orbital”, adiciona a especialista.
Em geral, a criança é internada para que o antibiótico seja administrado na veia devido ao fato de que a ação do medicamento é mais rápida para combater a infecção quando administrada dessa forma.
Consequências da falta de tratamento são graves
A gravidade da celulite orbital está relacionada à proximidade dos olhos com os seios da face (os espaços que ficam no interior da face e do crânio), a mucosa nasal e cérebro. “Essa proximidade aumenta o risco de a bactéria se espalhar para essas estruturas, causando assim outras infecções, como a meningite e infecção do nervo óptico , por exemplo. Por fim, a celulite orbital também pode causar perda parcial ou total da visão”, finaliza Dra. Marcela.