Dengue pode causar sintomas nos olhos? Quais são e como tratar?

Dengue pode causar sintomas nos olhos? Quais são e como tratar?

Dengue pode causar sintomas nos olhos. Esse é um momento de preocupação, já que os casos da doença estão em alta. 

Chuvas acima da média propiciam a reprodução do mosquito da dengue que se traduz no aumento do número de casos

Poucas pessoas sabem que a dengue, virose transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt, pode causar hemorragias nos olhos, bem como inflamação do nervo óptico.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, o número de casos registrados cresceu 47% em relação ao mesmo período de 2022, sendo o maior desde 2019. Para agravar a situação, o volume e a frequência das chuvas no Estado de São Paulo propiciam a proliferação do Aedes Aegypt.

Outra preocupação dos profissionais de saúde é que os sintomas da dengue podem ser confundidos com os sintomas do vírus Sars-CoV.

Dengue pode causar sintomas nos olhos

Segundo a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, especialista em glaucoma, embora pouco prevalente, a dengue pode provocar manifestações oculares, como hemorragias e inflamação do nervo óptico.

“Os sintomas costumam afetar 10% das pessoas que contraem a dengue. Como não são tão comuns, o quadro ocular da doença pode não ser percebido tão facilmente pelos profissionais de saúde e até mesmo pelo paciente. Também temos o desenvolvimento de problemas que surgem após a fase aguda da dengue”.

Dengue provoca hemorragia nos olhos

Uma das principais manifestações oculares da dengue é a hemorragia nos olhos. “A hemorragia está relacionada à redução das plaquetas. Em geral, a conjuntiva é a região mais afetada. Porém, pode atingir a retina, o vítreo e a coroide. Como são estruturas essenciais no processo visual é preciso procurar um oftalmologista assim que possível”, aponta a especialista.

Dengue provoca dor no olho

A dor no olho costuma ser um sintoma mais comum e está relacionada à inflamação do nervo óptico. Essa condição é chamada de neurite óptica. Nesses quadros o paciente pode sentir dificuldade para enxergar, diferenciar cores e calcular a distância. Felizmente a neurite óptica relacionada à dengue tende a melhorar juntamente com os demais sintomas, sem que seja preciso tratar”, explica Dra. Maria Beatriz.

Hemorragia na parte posterior do olho: o que você precisa saber

O globo ocular é dividido em câmara anterior e câmara posterior. É na parte de trás dos olhos que estão as áreas mais sensíveis e preocupantes, como a retina e nervo óptico.

“Num quadro de dengue, o médico precisa estar atento quando a hemorragia se desenvolve na câmara posterior. Nesses casos há sintomas bem específicos como manchas escuras na visão, flashes de luz e aumento considerável daqueles pontinhos pretos que se movem, chamados de moscas volantes”, ressalta a oftalmologista.

Outras manifestações sugestivas de uma hemorragia na parte de trás do olhos são:

  • Distorção do campo visual
  • Perda visual repentina ou que aumenta com o passar das horas
  • sombras;
  • Embaçamento visual
  • Visão avermelhada (a pessoa vê as imagens em tons mais avermelhados)

Devo procurar o oftalmologista quando a dengue causar sintomas nos olhos?

“Há vários tipos de dengue, desde de formas brandas até a dengue hemorrágica que é a mais grave e preocupante. Contudo, como não é possível prever se a pessoa vai ou não desenvolver manifestações oculares, o ideal é passar por uma consulta com um oftalmologista ainda na fase aguda da doença. Isso garante que possíveis alterações visuais possam ser diagnosticadas e tratadas precocemente”, finaliza Dra. Maria Beatriz.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especializada em Glaucoma.

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *