Estresse pode agravar o glaucoma?
O estresse pode agravar o glaucoma e isso já foi comprovado por estudos, incluindo um realizado no brasil.
Estresse e glaucoma
O estresse pode agravar o glaucoma em algumas situações. Mas vale ressaltar que nem todos os pacientes que passam pelo estresse apresentam piora do glaucoma, pois há outros fatores associados que podem contribuir para isso acontecer.
Apesar disso, é importante dizer que o estresse crônico pode causar diversos problemas de saúde, inclusive agravar o glaucoma.
Segundo a oftalmologista Dra. Maria Beatriz Guerios, especialista em glaucoma, o estresse eleva os níveis de cortisol e isso impacta no aumento da pressão intraocular, principal fator de risco para danos no nervo óptico. “As pessoas que vivem constantemente estressadas e que têm diagnóstico de glaucoma correm mais risco de agravamento do quadro quando há um estresse crônico presente”.
De acordo com um estudo brasileiro publicado no “Ophthalmology Glaucoma, o aumento dos níveis do cortisol na saliva provoca elevação da pressão intraocular. Em 35% dos participantes da pesquisa, o aumento chegou a mais de 2mmHg, um valor considerado alto para quem tem diagnóstico de glaucoma.
“Em geral, na presença de um quadro de estresse crônico pode ocorrer um aumento da pressão dentro do olho que pode causar lesões no nervo óptico, principal fator de risco para o glaucoma. Dessa maneira, é muito importante que os pacientes com glaucoma busquem meios para gerenciar o estresse”, reforça a médica.
População brasileira é uma das mais estressadas do mundo
Você sabia que 7 em cada 10 pessoas no Brasil se declara “estressada”? Os dados são de uma pesquisa realizada pelo ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse Brasil). Portanto, não é difícil que as pessoas com glaucoma também façam parte desses números.
“A pandemia, sem dúvidas, foi um fator que contribuiu para o aumento do estresse em todo o mundo, inclusive no nosso país. Muitos estudos em andamento apontam que os casos de depressão e ansiedade cresceram 25% entre 2020 e 2022. Uma vez que os distúrbios emocionais podem agravar o glaucoma, é preciso estar mais atento e procurar ajuda”, reforça Dra. Maria Beatriz.
Fora do padrão
O estresse crônico é diferente daqueles momentos tensos que vivemos no dia a dia. Há sinais que fogem do padrão como insônia, alteração no batimento cardíaco, perda ou aumento do apetite, cansaço crônico, irritabilidade, entre outros sintomas.
“Hoje, é preciso tratar o paciente de forma global. O estado emocional sempre interfere na saúde física. Como vimos nesse estudo, o estresse pode aumentar a pressão intraocular e isso pode agravar o glaucoma. Portanto, a dica para quem tem esse diagnóstico é procurar meios de gerenciar o estresse e consultar o oftalmologista com frequência”, finaliza Dra. Maria Beatriz.
A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especializada em Glaucoma.
A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.