Óculos de grau também exigem cuidados especiais

Óculos de grau também exigem cuidados especiais

Talvez você não saiba o que significa erro refrativo, mas certamente conhece a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Os erros refrativos são os problemas oculares mais comuns em todo o mundo. Estima-se que 30% dos adultos apresentam algum erro refrativo.

“Felizmente, o uso de óculos de grau corrige os erros refrativos permitindo que a pessoa enxergue normalmente. Além dos óculos, há pessoas que preferem usar lentes de contato ou ainda àquelas que se submetem à cirurgia refrativa, que elimina a necessidade de usar lentes corretivas”, afirma Dr. Ricardo Menon Nosé, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa.

O especialista alerta que os óculos de grau, assim como as lentes de contato, também exigem cuidados especiais. “Uma das coisas mais importantes é procurar um médico oftalmologista para avaliar e diagnosticar o erro refrativo. É preciso evitar avaliações oferecidas em algumas óticas, pois nem sempre essa consulta é feita com um oftalmologista”, alerta o médico.

O grau aumenta?

A periodicidade das consultas oftalmológicas para pessoas que usam óculos vai depender de alguns fatores. “Para grau baixos a médios, sem nenhuma outra condição ocular associada, o ideal é visitar o oftalmologista uma vez por ano. Já para graus mais altos, principalmente de miopia, pode ser necessário um acompanhamento mais de perto”, comenta Dr. Ricardo.

Vale lembrar ainda que as crianças com erros refrativos precisam de consultas mais frequentes. Isso porque conforme o olho cresce, o grau pode mudar e pode ser preciso alterar a receita dos óculos.

Cuide dos seus óculos

Para além das consultas de revisão, quem usa óculos precisa adotar certos hábitos para preservar o acessório e manter sua funcionalidade. Veja agora alguns dicas.

1- Limpe de forma frequente

A limpeza dos óculos é essencial. Isso porque ao longo do uso a sujeira se acumula nas lentes e pode deixar a visão menos nítida.

Porém, existe um jeito mais adequado para limpar os óculos do que limpá-los na roupa! Aliás, você não deve fazer isso nunca.

O mais indicado é levar com água e sabão e enxugar as lentes suavemente com papel higiênico macio.

O sabão neutro é ideal, porque o que mais costuma sujar as lentes é a gordura da própria pele ou ainda àquela que se acumula nas mãos e acabamos levando para os óculos ao longo das atividades diárias.

As flanelinhas que acompanham os óculos podem ser usadas, mas nem sempre são suficientes para remover a sujeira mais pesada, como a gordura.  Para quem quer mais praticidade, hoje é possível comprar lenços e produtos específicos para limpeza dos óculos.

2- Cuidado com o calor

Altas temperaturas e óculos de grau não combinam muito. Isso porque o calor extremo pode causar rachaduras nas armações e danificar as lentes. Para se ter uma ideia, a temperatura do interior de um carro fechado, parado embaixo do sol, pode chegar a 70 graus.

Portanto, evite deixar seus óculos no sol ou em locais que concentrem muito calor.

3- Usou, guardou!

Existem dois lugares para os seus óculos: no seu rosto ou guardado no estojo. Na correria diária é fácil deixar os óculos em lugares que aumentam o risco de danos, como sofá, banco do carro, em cima da mesa de restaurantes etc. O estojo foi feito para proteger tanto as lentes, como a armação. Manter os óculos no estojo vai evitar riscos, quebra e até deformações na armação provocadas pelo calor.

4- Use as duas mãos

Pode até parecer charmoso, mas você não deve pegar os óculos apenas por uma das hastes. O jeito certo de colocar e tirar seus óculos é com as duas mãos, segurando nas duas hastes.

5- Nada de óculos na cabeça

Sem dúvidas, colocar os óculos na cabeça quando não se está usando é um hábito muito comum. Contudo, esse costume é péssimo e pode danificar a armação e o posicionamento das lentes. Aposte nas correntes para pendurar os óculos quando é preciso tirá-los por alguns momentos.

6- Faça manutenção da armação

Ao longo do uso, os óculos podem perder o alinhamento. Por isso, é sempre importante procurar a ótica para ajustar novamente a armação, principalmente com foco no alinhamento das hastes.

7- Lentes para cima

No dia a dia, principalmente na hora do trabalho, de leituras e estudos, ao tirar os óculos do rosto, procure deixá-los com as lentes viradas para cima e as hastes para baixo. Um dos danos mais comuns nos óculos são os riscos nas lentes, justamente quando a pessoa tem o costume de deixar os óculos virados com as lentes para baixo.

Atualmente é possível investir em películas protetoras e antiestática para reduzir o risco de danos nas lentes.

Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com vários oftalmologistas., como Dr. Ricardo Menon Nosé, especialista em córnea.

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *