Atividade física ajuda a controlar a pressão intraocular
A atividade física ajuda no controle da pressão intraocular (PIO). Isso foi o que um estudo recente mostrou.
O estudo apontou que exercícios aeróbicos intensos resultam numa queda de até 29% da pressão intraocular
O aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para o glaucoma, nome dado a uma série de condições que causam danos permanentes no nervo óptico. A consequência dessas lesões é a perda definitiva da visão.
“Após o diagnóstico do glaucoma, o foco principal do tratamento é controlar a pressão intraocular para que não ocorram mais danos no nervo óptico. Além de medicamentos e cirurgias, há outros recursos que podem ajudar no tratamento do glaucoma, como a atividade física”, explica Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma.
Estudo comprova: atividade física pode ajudar a controlar pressão intraocular
Um estudo publicado no Journal of Glaucoma, mostrou que os exercícios aeróbicos intensos diminuem, consideravelmente, a pressão intraocular (PIO). A redução, de acordo com o estudo, pode chegar a 29% em ambos os olhos.
A redução da PIO nos participantes do estudo aconteceu durante os primeiros 10 minutos da atividade. Essa queda da pressão dentro do olho permaneceu até 5 minutos depois do término dos exercícios. Os pesquisadores observaram que o efeito hipotensor ocorreu em treinamentos aeróbicos intensos, com duração de 30 minutos.
Recursos adicionais são importantes
“O estudo é muito relevante na prática da oftalmologia voltada para o glaucoma. Isso porque a atividade física se mostra um recurso adicional que podemos usar no tratamento da doença. Além disso, o exercício físico traz benefícios para a saúde como um todo”, reforça a médica.
O que são exercícios aeróbicos de alta intensidade?
Apesar da caminhada ser uma atividade aeróbica, o estudo deixou claro que são os exercícios aeróbicos intensos que têm efeito na redução da pressão intraocular.
“Os exercícios aeróbicos de alta intensidade são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e a aceleram a respiração. No estudo foram usadas bicicletas ergométricas, por exemplo”, conta Dra. Maria Beatriz.
Veja alguns exemplos de exercícios aeróbicos de alta intensidade:
- Corridas na esteira ou na rua
- Elíptico: é um aparelho que simula a corrida, mas causa menos impacto nos membros inferiores do que a esteira ou corrida de rua
- Pular corda
- Andar de bicicleta ou praticar na bicicleta ergométrica
- Subir e descer escadas
Check up prévio é importante
A recomendação para todas as pessoas, com ou sem diagnóstico de glaucoma, é realizar um check up completo para assegurar que não há contraindicação para exercícios aeróbicos intensos.
“Os pacientes com diagnóstico de glaucoma também devem consultar o oftalmologista sobre a prática de esportes. Alguns exercícios podem não ser apropriados dependendo do quanto a pessoa já perdeu da visão, pelo risco de acidentes, por exemplo”, finaliza a médica.