Por que as pálpebras tremem?
Você já se perguntou por que as pálpebras tremem?
Certamente você já sentiu suas pálpebras tremerem. Saiba que isso é muito comum e, apesar de desconfortável, é inofensivo para a saúde ocular.
O tremor nas pálpebras é chamado de mioclonia ou mioquimia palpebral. Na maior parte dos casos, essa manifestação está relacionada ao estresse.
Cansaço é principal fator de risco
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista do corpo clínico da Stratus Oftalmologia Avançada, o tremor palpebral pode acontecer quando a pessoa apresenta cansaço crônico, está muito ansiosa, consumiu muito café ou álcool, bem como pode ser devido à deficiência de magnésio. Trata-se de uma queixa muito comum na prática clínica”, explica.
Estresse e tremor palpebral: qual a relação?
Quando estamos estressados liberamos hormônios como o cortisol em excesso. Esses hormônios se espalham e atingem o sistema nervoso autônomo (responsável por controlar funções como respiração e digestão).
“Como é algo fora do funcionamento normal do organismo, são gerados estímulos para as pálpebras que causam contrações involuntárias e repetitivas das fibras do músculo orbicular palpebral”, diz a médica.
A deficiência de magnésio é outra causa interessante do tremor palpebral. A explicação é que esse mineral está ligado aos impulsos nervosos e contrações musculares, portanto sua falta pode interferir nessas funções e causar a mioclonia.
Outras possíveis causas são o cansaço visual, falta de correção de graus de erros refrativos e olho seco.
O que se deve fazer?
Como já foi dito acima, a mioclonia é uma manifestação inofensiva e se resolve sozinha. Para evitar que o tremor ocorra, é preciso:
-
Gerenciar o estresse
-
Reduzir o consumo de cafeína e álcool
-
Usar óculos para erros refrativos
-
Diminuir o tempo gasto nos dispositivos eletrônicos
-
Consumir alimentos ricos em magnésio
-
Tratar o olho seco
Quando se preocupar?
Embora na maioria dos casos a mioclonia seja benigna, é importante a pessoa prestar atenção se há outros sintomas associados, como:
-
Contrações musculares nos braços e pernas
-
Alteração da força
-
Cansaço crônico
-
Perda de peso
-
Alterações visuais importantes
-
Perda do paladar e olfato
Na presença dessas manifestações em conjunto com o tremor palpebral, recomenda-se procurar um serviço médico.