O que é uveíte? Quais são os sintomas? É perigoso?

A uveíte é o termo usado para uma série de condições que se caracterizam pela inflamação da úvea, também chamada de trato uveal ou túnica vascular. Essa estrutura ocular é muito importante para a visão e se localizada na parte de trás do globo ocular.

Mas antes de falarmos sobre a uveíte, é importante você entender o que é úvea e para que ela serve.

O que é úvea?

A úvea se localiza na parte de trás do olho humano, chamada de câmera posterior. Ela é formada por três estruturas: a íris, o corpo ciliar e a coroide.

Agora vamos falar um pouco mais dessas estruturas.

• Coroide: responsável por cerca de 90% do fluxo de sangue dos olhos.
  • Corpo ciliar: músculo que aumenta o poder de refração do cristalino, essencial para a acomodação visual da visão de longe para a de perto.
  • Íris: é a parte colorida dos olhos e pode ser comparada ao diafragma de uma câmera fotográfica. É uma estrutura que se contrai e delimita a parte posterior e anterior do olho.

Tipos de inflamação

A uveíte é uma inflamação que afeta a úvea. A doença pode atingir apenas uma das estruturas do trato uveal ou todas elas em conjunto.

A uveíte anterior é aquele que ocorre na parte da frente da úvea e inclui a íris. A posterior afeta a parte de trás do trato uveal, podendo envolver a coroide e a retina. Quando a doença afeta as três estruturas da úvea é chamada de panuveíte.

A uveíte é responsável por cerca de 5 a 10% dos casos de cegueira no mundo

A toxoplasmose é uma das causas mais comuns em países em desenvolvimento

Qual a causa da doença?

Uma das causas mais conhecidas da uveíte é a toxoplasmose, uma doença infecciosa causada por um protozoário presente nas fezes de gatos e outros animais.

Além das infecções que podem causar uma uveíte, há algumas doenças sistêmicas que também aumentam o risco, como as doenças reumatológicas, autoimunes e doenças inflamatórias intestinais.

Todavia, cerca de 30% a 60% dos casos de uveíte são de origem desconhecida, chamada de uveíte idiopática.

Qualquer pessoa pode ter uveíte, mas ela é mais prevalente em pessoas entre 20 e 50 anos, com maior incidência nas mulheres.

Sinais e sintomas da uveíte

Os sintomas da uveíte estão ligados a alguns fatores, como a causa e o local da inflamação. A uveíte que afeta a parte da frente do trato uveal é a que costuma causar os sintomas mais incômodos como:

• Dor intensa no globo ocular afetado
  • Vermelhidão
  • Sensibilidade à luz
  • Leve redução da acuidade visual

A forma intermediária da uveíte não costuma causar dor, mas a pessoa pode começar a enxergar de forma repentina pontos pretos e irregulares na visão, especialmente ao movimentar os olhos em direção a luz.

Esses sinais estão presentes na uveíte posterior que também causa inflamação do nervo óptico. Quando o nervo óptico é atingido, a perda de visão é quase total. Por fim, a panuveíte pode causar todos esses sinais e sintomas.

Uveíte é emergência médica

A uveíte é considerada uma doença ocular potencialmente ameaçadora para a visão. Em outras palavras, o tratamento precisa ser rápido para evitar perda definitiva da visão.

Além da perda da visão. A uveíte aumenta a chance de a pessoa ter lesões na retina, desenvolver catarata e glaucoma.

As uveítes causadas pelas doenças sistêmicas, como as reumatológicas e intestinais, podem se tornar recorrentes. Por isso, esses pacientes precisam realizar acompanhamento oftalmológico de forma contínua.

A pessoa que sentir essa dor ocular repentina, perda da visão e demais sintomas da uveíte precisa procurar um serviço de emergência oftalmológica.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é confirmado por exames de imagens e laboratoriais. O tratamento é iniciado imediatamente para impedir que a doença avance e afete as estruturas cruciais para a visão, como a retina e nervo óptico.