Cirurgia de catarata pode beneficiar quem tem glaucoma
A cirurgia de catarata é uma das cirurgias oftalmológicas mais realizadas em todo o mundo e ajuda pacientes com glaucoma.
O que poucas pessoas sabem é que a remoção do cristalino opaco, ou seja, da catarata, pode ser feita em pessoas com glaucoma. Aliás, a cirurgia de catarata pode beneficiar muito quem tem o diagnóstico do glaucoma.
Primeiramente, para você entender melhor o porquê dessa melhora do glaucoma a partir da cirurgia de catarata, vamos falar um pouco mais das duas condições.
Catarata
A catarata é a principal causa de cegueira em todo o mundo. Felizmente, a perda da visão decorrente da catarata é reversível, por meio da cirurgia.
A catarata é uma condição oftalmológica causada pela opacificação do cristalino.
O cristalino pode ser chamado de “lente natural do olho”. É por meio dele que a luz que entra pela córnea atinge a retina. Portanto, a transparência do cristalino é fundamental para a visão.
Contudo, ao longo dos anos o cristalino sofre as consequências do processo natural do envelhecimento, assim como qualquer outra parte do corpo humano. O resultado é a perda da transparência, ou seja, a opacificação dessa estrutura.
Quando o cristalino se torna opaco, a pessoa começa a sentir dificuldade para enxergar, como se a visão estivesse, literalmente, embaçada.
A cegueira da catarata é reversível por meio da cirurgia que remove o cristalino opaco e o substitui por uma lente intraocular.
O principal fator de risco da catarata é a idade. Nesses casos, é chamada de catarata senil. Há outras causas que podem levar ao desenvolvimento da catarata, como doenças congênitas, traumas, uso de medicamentos, diabetes etc.
Uma curiosidade é que as pessoas com diagnóstico de glaucoma tendem a desenvolver a catarata um pouco mais cedo do que a população em geral.
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. É uma cirurgia segura e eficaz.
Glaucoma
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Glaucoma é o nome que se dá a uma série de condições que causam lesões no nervo óptico e levam à perda da visão para sempre.
O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO). Uma vez aumentada, inicia-se um processo degenerativo e progressivo no nervo óptico que pode levar à cegueira definitiva se não diagnosticado e tratado precocemente.
Entre as principais causas do glaucoma estão:
- Pressão intraocular elevada (PIO)
- Idade avançada
- Alta miopia
- Histórico familiar da doença
- Trauma Ocular
- Fator racial
O tratamento do glaucoma pode variar desde o uso de colírios até cirurgias, sendo que o objetivo de todos os tratamentos é controlar a pressão intraocular para evitar danos no nervo óptico.
Cegueiras diferentes
- A cegueira da catarata é reversível
- A cegueira do glaucoma é irreversível
- A perda da visão na catarata tem como característica o embaçamento visual, como se houvesse uma nuvem na visão central
- A perda da visão no glaucoma ocorre em formato de túnel e atinge a visão periférica (lateral)
Agora que você entendeu um pouco melhor o que é a catarata e o que é o glaucoma, vamos falar um pouco mais sobre a relação das duas condições e a cirurgia de catarata.
Quais os benefícios da cirurgia de catarata em quem tem glaucoma?
O principal benefício da cirurgia de catarata em quem tem glaucoma é melhorar a visão. Embora a perda visual do glaucoma não possa ser revertida, a da catarata pode.
Portanto, a remoção da catarata vai beneficiar muito o paciente com glaucoma em relação ao embaçamento visual e a visão central. Mesmo nas pessoas com glaucoma avançado, a cirurgia de catarata pode melhorar a acuidade visual.
Outro benefício importante é que nas pessoas com glaucoma de ângulo fechado, a cirurgia da catarata ajuda na redução da pressão intraocular. Nesses pacientes, a diminuição da PIO é tão significativa que muitos não necessitam mais usar os colírios para o mesmo fim.
Finalmente, a outra vantagem é que durante a cirurgia da catarata é possível implantar um stent para melhorar a drenagem do humor aquoso para controlar a pressão intraocular de maneira mais efetiva.
Fale com seu Oftalmologista
Como você viu, a catarata é uma condição que afeta a maioria das pessoas com mais de 60 anos. Felizmente, a cegueira decorrente da opacificação do cristalino é reversível por meio da cirurgia.
Além de melhorar a visão, a cirurgia da catarata em quem tem glaucoma traz diversos benefícios e deve fazer parte do plano de tratamento.