Tire suas Dúvidas Sobre a Cirurgia do Estrabismo
A cirurgia do estrabismo costuma ser muito tranquila. Mas, costumam surgir muitas dúvidas a respeito da operação para realinhar os olhos.
Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre a cirurgia do estrabismo
Anestesia da cirurgia do estrabismo
O tipo de anestesia usado na cirurgia do estrabismo vai variar de acordo com a faixa etária do paciente.
A anestesia geral é a mais usada, tanto em crianças como nos adultos. Contudo, em alguns casos, é possível usar uma sedação leve e anestesia local.
Local da cirurgia
A cirurgia do estrabismo é feita em hospitais que podem ser gerais ou oftalmológicos. Há também clínicas oftalmológicas de maior porte que possuem centro cirúrgico. Também é possível realizar o procedimento em clínicas que possuam centro cirúrgico.
Ainda em relação ao local, é importante frisar que o paciente vai embora para casa no mesmo dia. Ou seja, não há necessidade de permanecer no hospital de um dia para outro.
O paciente vai se internar, normalmente pela manhã. Quando estiver no quarto ou na enfermaria, os profissionais irão orientá-lo a respeito da troca de roupa pelo traje hospitalar, higiene e checar o jejum.
Outra etapa importante no pré-operatório é a conversa com o anestesista, que vai checar a saúde e outros detalhes que são fundamentais para o processo anestésico.
Preparação em casa
A única preparação que o paciente precisa realizar na véspera da cirurgia é o jejum, que precisa ser de 8 horas.
Muitas pessoas não entendem por que é preciso fazer o jejum antes de cirurgias. Dessa maneira, vamos explicar. O jejum é importante porque a anestesia afeta os reflexos de proteção do estômago.
Com isso, todos os alimentos e líquidos podem voltar e ir para os pulmões. A consequência desse retorno é o desenvolvimento da pneumonia aspirativa, que é muito grave.
Duração
A cirurgia do estrabismo costuma ser rápida. Contudo, a duração está ligada à quantidade de músculos que o médico vai precisar realinhar. Em média, a cirurgia demora entre 20 e 60 minutos.
Retorno da Anestesia
Depois da cirurgia, o paciente costuma ficar na sala do pós-operatório. A equipe de enfermagem monitora os sinais vitais do paciente até que ele desperte. No caso das crianças, o responsável é chamado nesse momento para estar lá quando ocorrer o despertar.
O médico anestesista costuma acompanhar a recuperação do paciente na sala do pós-operatório, até que libera a alta, seja para ir para o quarto ou retornar para casa.
Dor na cirurgia do estrabismo
A cirurgia do estrabismo consiste no realinhamento dos músculos que controlam os movimentos oculares.
Dessa forma, os movimentos do globo ocular podem incomodar nos primeiros dias após o procedimento.
Em geral, o paciente não sente dor. O que pode ocorrer é um desconforto ocular. A boa notícia é a dor é gerenciável com uso de analgésicos. Além disso, não vai durar mais de 2 dias.
Repouso
A recomendação é realizar o repouso nos primeiros dias após a cirurgia. Nesse período, é preciso evitar atividades mais intensas e cansativas.
Depois disso, é possível retomar as atividades cotidianas, sem nenhum problema. Há, contudo, algumas restrições.
A primeira é a suspensão das atividades aquáticas durante 30 dias. As atividades de luta e até mesmo os esportes com bola devem ser feitos com cautela nos primeiros dias.
O principal e mais importante cuidado no pós-operatório é seguir a prescrição do colírio antibiótico para prevenir uma infecção no olho operado.
Idade certa para operar
Não existe uma idade certa para realizar a cirurgia do estrabismo. O procedimento pode ser feito em bebês, crianças, adolescentes e adultos.
Contudo, nas crianças é ideal realizar a operação dentro da “janela de oportunidade”, entre 2 a 4 anos para procurar evitar que a perda da visão binocular ou desenvolvimento da ambliopia. Todavia, a cirurgia pode ser efetiva quando feito antes dos 7 anos.
A boa notícia é que mesmo nos adultos, a cirurgia de estrabismo pode melhorar a acuidade visual, além de eliminar o desalinhamento do olho.
Quanto custa a cirurgia do estrabismo?
De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é permitido que o médico divulgue os valores de consultas e procedimentos por meio digital.
Outro aspecto referente ao custo da cirurgia é que os valores podem variar de acordo com a localidade, hospital em que será feito o procedimento, honorários médicos etc.
Contudo, é importante dizer que a cirurgia do estrabismo faz parte do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em outras palavras, é coberta pela maioria dos planos e seguros saúde.