Estudo aponta que cirurgia de catarata ajuda a prevenir demência

Um estudo recente, publicado no JAMA Internal Medicine, apontou que as pessoas submetidas a uma cirurgia de catarata apresentavam 30% menos risco de desenvolverem quadros de demência, quando comparadas àqueles que não passaram pelo procedimento.

A relação entre a visão e a demência está ligada a alguns fatores.

O primeiro deles é que para investir nas ações que podem prevenir quadros demências, como leitura, trabalhos manuais, atividade física e passatempos, como quebra-cabeça e cruzadinhas, é preciso ter uma boa visão.

Assim, fica claro que o sistema sensorial, do qual a visão faz parte, desempenha um papel crucial na saúde cognitiva e mental.

Outra hipótese que a pesquisa levantou é que as pessoas que passaram pela cirurgia de catarata tendem a cuidar melhor da saúde por meio de check up e consultas preventivas.

Cirurgia de Catarata

A catarata é uma doença que afeta a maioria das pessoas com mais de 60 anos. Trata-se de uma condição que deixa o cristalino opaco. O cristalino funciona como uma espécie de vidro transparente, que permite enxergar com nitidez.

Felizmente, a cirurgia de catarata é simples e devolve a boa visão. Assim, a cegueira da catarata é considerada reversível.

Por outro lado, há outras doenças que afetam os olhos, como o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade, que causam a perda definitiva da visão se não diagnosticados e tratados a tempo.

Dessa maneira, o estudo é importante, pois nos mostra o quão importante é realizar avaliações oftalmológicas em pessoas com mais de 60 anos, nos cuidados primários de saúde. Inclusive, após os 40 anos, é recomendado um check up oftalmológico anual.

Portanto, saiba que a sua saúde ocular está ligado ao bom funcionamento das suas funções cognitivas e contribui para prevenir quadros de demência e Alzheimer.

Diagnóstico da catarata

A catarata pode ser diagnosticada durante a consulta de rotina com um oftalmologista. O médico irá fazer alguns exames, como o teste de acuidade visual, o exame de retina, medir a pressão intraocular (PIO) e, finalmente, o exame de lâmpada de fenda.

Como é a cirurgia de catarata

A cirurgia substitui o cristalino por uma lente intraocular artificial (LIO). O procedimento é de baixa complexidade, rápido e não exige internação. Por outro lado, é preciso tomar certos cuidados no pós-operatório.

Prevenção da catarata

A catarata tem alguns fatores de risco que podem ser modificados. Com isso, é possível prevenir seu surgimento.

Mudanças de hábitos para prevenir a catarata senil

• Usar óculos de sol com proteção UVA/UVB
  • Nunca olhar diretamente para o sol
  • Não fumar