5 sinais de que você precisa levar seu bebê ao oftalmopediatra

5 sinais de que você precisa levar seu bebê ao oftalmopediatra

Você sabe quais são os 5 sinais que indicam que você precisa levar seu bebê ao oftalmopediatra?

Até mesmo os bebês podem ter doenças oculares que devem ser avaliadas por um oftalmopediatra.

Por isso, vamos falar agora um pouco mais sobre esses sinais de alerta. Mas, primeiramente, é importante entender um pouco mais sobre o sistema visual.

Desenvolvimento visual dos bebês

A visão é o último sentido do corpo humano a se desenvolver. O desenvolvimento visual ocorre fora do útero, a partir do nascimento. Por volta dos 7 anos de idade, a visão está completa.

Entre o nascimento e os 7 anos, podem surgir muitas doenças e condições oculares. Muitas precisam ser tratadas de forma precoce para evitar complicações, como a perda da visão binocular, por exemplo, que é consequência do estrabismo não tratado.

Agora que você entendeu a importância da consulta com um oftalmopediatra no primeiro ano de vida do seu bebê, vamos falar sobre alguns sinais de alerta da visão.

1- O olho do meu bebê se desvia

Até por volta dos 4 meses, é comum o bebê desviar os olhos quando precisa enxergar algo usando o foco. Contudo, se o desvio é constante e muito evidente pode indicar que o bebê tem estrabismo.

O desvio pode ocorrer em diversas direções, como: para dentro, para fora, para cima ou para baixo. Além disso, pode aparecer sempre ou de vez em quando (estrabismo intermitente). Portanto, se o seu bebê está desviando o olho, procure um oftalmologista infantil.

2- Os olhos do meu bebê vivem grudados e ele lacrimeja muito.

Não! Muitos bebês recém-nascidos apresentam uma condição chamada de obstrução do canal lacrimal. Os principais sintomas são o lacrimejamento constante e o excesso de secreção nos olhos.

Apesar de não ser grave, pode causar irritação nas pálpebras e incomodar bastante o bebê. O tratamento é simples, mas deve ser feito com a orientação de um oftalmopediatra.

3-A luz tem incomodado meu bebê

A sensibilidade à luz, chamada de fotofobia, não é um sintoma comum em bebês. Quando o bebê fica muito sensível com a luminosidade, pode indicar a presença de algum erro refrativo, como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. O estrabismo e quadros alérgicos são outras possíveis causas.

Procure o oftalmopediatra. Saiba que é possível identificar erros refrativos em bebês e crianças menores.

4- Meu bebê vive coçando dos olhos

A coceira constante pode indicar algum tipo de alergia, bem como uma inflamação na conjuntiva, a chamada conjuntivite. Por isso, nesses casos, procure o oftalmopediatra para uma avaliação.

5- Apareceu um reflexo amarelo no olho do meu bebê

O reflexo amarelo ou esbranquiçado nos olhos do bebê pode indicar a presença do retinoblastoma. Trata-se de um tipo de tumor que afeta a retina.

Porém, esse sinal pode também estar relacionado a outras doenças visuais, como glaucoma congênito, catarata congênita e outras malformações oculares podem alterar o reflexo.

Lembre-se: É fundamental acompanhar o desenvolvimento visual do seu bebê para uma infância feliz e saudável!

A Stratus Oftalmologia Avançada conta em seu quadro clínico com a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira. A médica também é especialista em estrabismo.

A clínica oftalmológica fica localizada na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.

Para agendar sua consulta, ligue para (11) 3266-2768.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *