Tudo sobre o Pós-Operatório da Cirurgia de Estrabismo
O pós-operatório da cirurgia de estrabismo é muito tranquilo, na maioria dos casos. Contudo, como a maior parte dos pacientes é de crianças, os pais podem ficar apreensivos a respeito do pós-operatório da cirurgia de estrabismo.
Por isso, vamos falar um pouco mais a respeito do andamento do pós-operatório da cirurgia de estrabismo.
Um pouco mais sobre o estrabismo
Antes de mais nada, é importante entender que o estrabismo é uma condição ocular que afeta de 2 a 5% das crianças. A doença causa o desalinhamento dos eixos visuais. Com isso, um dos olhos se desvia quando a criança fixa o olhar em alguma imagem. Esse desvio pode ser para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
O estrabismo pode causar diversos problemas quando não tratado, como a ambliopia e a perda da visão binocular.
Assim, a cirurgia para correção do desvio é hoje o tratamento padrão e pode ser feita, inclusive, em bebês, quando há indicação. Para além disso, é importante tratar antes dos 7 anos de idade, fase em que o desenvolvimento costuma estar completo.
Agora que você entendeu melhor o que é o estrabismo e porque a cirurgia é necessária, vamos falar sobre o pós-operatório.
1-Como funciona a recuperação logo após a cirurgia de estrabismo?
A anestesia usada nas crianças e adolescentes é a anestesia geral, precedida por uma sedação leve em forma de inalação. Por isso, logo após a cirurgia, a criança permanece na sala de recuperação para monitoramento. Assim que a criança desperta, caso esteja bem, é encaminhada para o quarto.
2-Depois da cirurgia, a criança vai sentir dor nos olhos?
Em geral, a criança pode sentir dor leve no olho operado nos primeiros dois dias após a cirurgia. Contudo, a dor é leve e não costuma exigir uso de medicamentos analgésicos.
3-O que mais a criança pode sentir no pós-operatório da cirurgia de estrabismo?
A cirurgia de estrabismo é realizada com incisões nos músculos que controlam os movimentos oculares. Por isso, ao movimentar os olhos, é possível que a criança sinta algum desconforto no olho operado, porque o músculo é ativado nesses momentos.
Outro efeito comum é o embaçamento visual nos primeiros dois dias. Ao acordar nos primeiros dias, pode haver acúmulo de remela e deixar os olhos grudados. Mas, basta fazer a higiene do local de acordo com a recomendação do oftalmologista.
4- É preciso ir ao médico tirar os pontos?
As incisões da cirurgia de estrabismo são feitas nos músculos oculares e na conjuntiva. Os pontos podem causar uma sensação de areia nos olhos, que pode durar de 5 a 10 dias.
A boa notícia é que a cirurgia de estrabismo não demanda a remoção dos pontos. Isso porque a sutura se solta e é absorvida pelo organismo.
5- Como é o curativo do pós-operatório da cirurgia de estrabismo?
Outra boa notícia para os pais é que não há curativos no pós-operatório da cirurgia de estrabismo. Na verdade, a criança não deve usar nenhum tipo de tampão no olho ou curativo nos olhos.
6- Quais medicamentos a criança precisa tomar?
Não há necessidade de tomar nenhum medicamento via oral. Contudo, é preciso usar um antibiótico em forma de colírio para prevenir uma infecção no pós-cirúrgico por cerca de 10 dias.
7- Quais as restrições do pós-cirúrgico do estrabismo?
Como a visão pode ficar embaçada nos primeiros dois dias, a recomendação é um repouso leve para evitar que a criança tropece e se machuque. Caso a criança pratique algum esporte, por exemplo, a retomada pode acontecer depois de alguns dias, dependendo do tipo de atividade.
Alguns esportes como lutas e futebol, devem ser evitados nos primeiros dias para prevenir acidentes que possam afetar os olhos.
Contudo, a prática de natação e o uso recreativo de piscinas e praias ficam proibidas no primeiro mês após a cirurgia. A explicação é que a água pode conter micro-organismos que podem causar uma infecção.
8- Quando a criança pode voltar para a escola?
Quando o desconforto inicial melhora, a criança pode retomar as atividades rotineiras, como ir à escola. O repouso não precisa ser maior que 7 dias.
9 – A criança pode lavar a cabeça?
Pode. Não há contraindicação em tomar banho e lavar a cabeça no pós-operatório imediato.