Como proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol
Você sabe como proteger seus olhos dos efeitos nocivos do sol? Primeiramente, é bom dizer que os raios UVA e UVB são prejudiciais não só para pele, como também para os olhos.
Normalmente, a preocupação das pessoas no verão é proteger a pele dos raios solares por meio do uso de protetor solar. Contudo, a região ocular também precisa de cuidados. Aliás, esses cuidados devem ser adotados o ano inteiro.
Isso porque os efeitos dos raios solares são cumulativos. Ou seja, passar um verão inteiro sem proteger os olhos pode não causar nenhum dano imediato. Mas, o tempo prolongado de exposição ao sol aumenta o risco de desenvolver algumas condições oculares.
Agora, vamos falar sobre as consequências do descuido com os olhos em relação à exposição ao sol.
Catarata
A catarata é uma doença degenerativa que afeta uma parte do olho chamada de cristalino. Esse, por sua vez, funciona como uma lente intraocular, cuja principal função é deixar a visão nítida.
A doença se desenvolve aos poucos e leva à opacidade do cristalino. A visão começa a ficar embaçada e, quando não tratada, pode causar a perda da visão.
Para além disso, a falta de proteção do globo ocular, por meio do uso de óculos de sol com lentes UVA/UVB é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da catarata.
A boa notícia é que a catarata é uma doença tratável por meio de uma cirurgia que substitui o cristalino por uma lente intraocular.
Pterígio
O nome é estranho, mas é uma doença ocular bastante comum. Popularmente é chamada de “carninha no olho”.
O pterígio é uma pele em formato de prega que nasce na conjuntiva e se estende para a córnea. Essas duas estruturas oculares ficam na parte da frente do globo ocular e são essenciais para a visão.
Normalmente, essa pele nasce na parte do olho próxima ao nariz. Outra característica é que há três tipos. Os tipos 2 e 3 são mais severos. O tipo 2 pode levar ao astigmatismo e à redução da acuidade visual. O tipo 3 avança sobre a córnea e reduz, significativamente, a visão.
Sintomas lembrar olho seco
Entre os sintomas mais comuns estão vermelhidão ocular, ardência, irritação, sensibilidade à luz e sensação de areia nos olhos. Essas manifestações, por sua vez, ocorrem como consequência da má qualidade do filme ocular, já que a conjuntiva se torna irregular.
O principal fator de risco é a radiação ultravioleta do sol, sendo mais prevalente em adultos. O tratamento inicial do pterígio é clínico, com uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios. Em alguns casos, quando a doença progride e afeta o eixo visual, é necessário remover a pele por meio de uma cirurgia.
Invista nos óculos de sol
Além da catarata e do pterígio, o sol pode causar queimaduras na córnea e nas pálpebras. Por isso, é muito importante proteger os olhos dos raios solares.
Em primeiro lugar, a recomendação é comprar óculos de sol com lentes contra os raios UVA e UVB. Mas, aqui vai um alerta: óculos comprados em comércios populares ou de ambulantes não possuem essa proteção!
Portanto, compre os óculos em uma loja especializada e exija um certificado que ateste que o produto possui lentes tratadas e específicas para a proteção dos olhos.
Além dos óculos de sol, é preciso usar um boné ou chapéu, especialmente nas caminhadas, durante a permanência na praia, piscina e demais atividades ao ar livre.
Cuide das suas pálpebras
Por último, as pálpebras também merecem uma atenção especial. A dica é aplicar o protetor solar nas pálpebras inferiores. Caso seja possível, opte por um produto voltado para a região facial e ocular.
O protetor solar não deve ser aplicado nas pálpebras superiores, já que o produto pode escorrer e causar irritação ocular. Por isso, basta usar os óculos de sol para cuidar dessa região!
Como você viu, é muito importante proteger seus olhos do sol!
Lembre-se também de consultar seu oftalmologista regularmente!
A Stratus Oftalmologia Avançada conta com uma equipe de oftalmologistas com diversas subespecialidades, além da Oftalmologia Geral.