O que é Glaucoma de Ângulo Fechado? Quais as causas? Como tratar?
O glaucoma primário de ângulo fechado é aquele em que há fechamento total do ângulo (espaço) que se forma na junção da córnea com a íris.
O fechamento total desse ângulo causa o aumento da pressão intraocular (PIO), já que o humor aquoso (líquido que preenche o globo ocular) não consegue ser drenado para equilibrar a PIO.
O aumento da PIO, por sua vez, causa danos no nervo óptico cuja principal consequência é a cegueira irreversível.
Glaucoma: dados e fatos
- Dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), apontam que um terço dos casos de glaucoma são de ângulo fechado
- O principal fator de risco para desenvolver o glaucoma é o aumento da pressão intraocular (PIO)
- Glaucoma é o termo geral de uma série de condições que podem causar danos ao nervo óptico
- No Brasil, 1 em cada 4 pessoas diagnosticadas com a doença apresenta o glaucoma de ângulo fechado
Causas
Antes de mais nada, é importante aprender sobre as áreas oculares relacionadas ao desenvolvimento do glaucoma.
O humor aquoso é um dos líquidos que preenchem e nutrem o globo ocular. A sua produção e drenagem devem ser constantes. É esse processo que mantém a pressão intraocular sob controle.
O termo “ângulo” se refere ao espaço formado pela junção da córnea com a íris. Esse espaço é composto pela malha trabecular. Em outras palavras, é um tipo de tecido que forma canais interligados para escoamento do humor aquoso.
Qualquer lesão ou alteração da malha trabecular resultado no aumento da PIO. No caso do glaucoma de ângulo fechado, ocorre um fechamento parcial ou completo desse espaço. Com isso, o humor aquoso tem sua drenagem comprometida que acarreta o aumento da pressão intraocular.
Sinais e sintomas
Há dois tipos de glaucoma de ângulo fechado: o agudo e o crônico. A maior parte dos pacientes apresenta a forma crônica da doença. Nesses casos, o fechamento do ângulo ocorre de maneira lenta, sem nenhum sintoma ou sinal.
Por outro lado, a forma aguda do glaucoma de ângulo fechado se manifesta de forma mais agressiva. Por isso, é considerada uma emergência oftalmológica, com necessidade de tratamento imediato.
O que a pessoa pode sentir?
- Dor intensa no olho
- Dor de cabeça
- Visão embaçada
- Visão com halos coloridos
- Enjoos
- Vômitos
Há ainda a forma intermitente que é mais branda. A pessoa pode apresentar sintomas e sinais que se resolvem espontaneamente.
Quais são os fatores de risco ?
- Ter mais de 50 anos
- Ser mulher
- Ter ascendência oriental
- Ter histórico familiar
Como é o tratamento?
A principal meta no tratamento do glaucoma é impedir que a doença progrida e que o paciente perca totalmente a visão. Vale ressaltar que quando já há perda parcial da visão, não é possível reverter. O glaucoma não tem cura. É uma doença progressiva e crônica!
No caso do glaucoma de ângulo fechado agudo, o tratamento é de emergência. Nesses pacientes, pode ser necessário realizar uma cirurgia chamada iridotomia a laser para atrasar o fechamento do ângulo. Esse procedimento pode beneficiar também as formas crônicas e intermitentes.
A iridotomia a laser é cirurgia minimamente invasiva na qual o oftalmologista realiza um pequeno furo na periferia da íris, usando laser. Esse orifício promove a drenagem do humor aquoso para controlar a pressão intraocular (PIO).
Prognóstico Glaucoma de Ângulo Fechado
Todos os pacientes com diagnóstico de glaucoma precisam realizar acompanhamento regular com o oftalmologista.
Além disso, o paciente precisa se comprometer a realizar o tratamento e seguir, de forma rigorosa, todas as orientações do oftalmologista.