Glaucoma de Ângulo Aberto: O que é? Como tratar? Quais os sintomas?
O glaucoma de ângulo aberto (GPAA) é um dos vários tipos de glaucoma. O principal fator de risco para desenvolver a doença é o aumento da pressão intraocular (PIO).
Primeiramente, é importante explicar que glaucoma é o termo geral que denomina uma série de condições que podem causar danos ao nervo óptico, acarretando a cegueira irreversível.
Para compreender o glaucoma de ângulo aberto, é preciso conhecer melhor as estruturas dos olhos e suas funções.
Estruturas e funções do olho humano
O globo ocular é composto de várias camadas. A córnea é a camada da frente do olho, cuja principal função é focar a luz que entra pela pupila e vai para a retina. A pupila fica no centro da íris, a parte colorida dos olhos, localizada abaixo da córnea.
A junção dessas duas estruturas forma um ângulo (uma espécie de espaço livre que permite o escoamento do humor aquoso por meio da malha trabecular). Essa, por sua vez, é uma rede porosa que fica na parede ocular.
Esse tecido possui canais interconectados que permitem a drenagem do humor aquoso. Assim, a regulação da pressão intraocular (PIO) depende do bom funcionamento dessas estruturas.
Portanto, quando a pressão intraocular aumenta, é preciso investigar se há alguma alteração nas estruturas responsáveis pela drenagem do humor aquoso. Trata-se de um líquido que preenche o globo ocular, cuja função é nutrir a córnea e o cristalino.
Qual exame é feito para detectar o glaucoma de ângulo aberto?
Um dos exames que são realizados para diagnosticar o glaucoma de ângulo aberto é a gonioscopia. O oftalmologista pode avaliar o ângulo entre a íris e a córnea. Caso o ângulo esteja aberto, a doença é diagnosticada.
Pressão intraocular descontrolada
A drenagem do humor aquoso deve ser constante para manter a pressão intraocular (PIO) equilibrada. Entretanto, quando há alguma alteração no escoamento da substância, ela se acumula e leva ao aumento da pressão intraocular (PIO).
O resultado de uma PIO elevada é a destruição das células do nervo óptico. Esse processo é irreversível. Logo, a cegueira causada pelo glaucoma é definitiva.
Há outros fatores de risco para o glaucoma de ângulo aberto?
Sim. Para o glaucoma primário de ângulo aberto, além da PIO aumentada e da idade acima de 40 anos, podemos citar o fator racial, ter histórico familiar da doença e alto grau de miopia
A idade é um importante fator de risco. Como resultado, há um aumento significativo na incidência e prevalência do glaucoma com aumento da idade.
A história familiar também é relevante. Parentes de primeiro grau têm seis vezes mais chance de desenvolver a doença do que pessoas sem histórico familiar.
Quais os sintomas do glaucoma de ângulo aberto?
Infelizmente, o glaucoma é que é uma doença silenciosa. Geralmente, não há qualquer sinal da doença em sua fase inicial.
A medida em que a doença se agrava, surgem os sintomas. Todavia, os sinais e sintomas podem se manifestar quando já há perda parcial da visão.
Entre as manifestações mais comuns estão:
- Escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico
- Vermelhidão nos olhos
- Lacrimejamento
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Dor nos olhos
- Dor de cabeça
Como é o tratamento do glaucoma de ângulo aberto?
Inicialmente, o tratamento do glaucoma primário de ângulo aberto é clínico. Ou seja, os colírios são usados para controlar a pressão intraocular.
Porém, cada paciente terá uma indicação de tratamento, que pode variar de acordo com a evolução do caso. Alguns casos podem ter indicação para procedimentos minimamente invasivos, bem como para tratamentos a laser ou cirúrgico.
Primordialmente, o objetivo do tratamento do glaucoma é impedir a progressão da doença e, como consequência, a perda total da visão.
Quem trata o glaucoma de ângulo aberto?
Qualquer tipo de glaucoma deve ser tratado por um Oftalmologista. Nesse sentido, o ideal é que esse oftalmologista seja especializado em Glaucoma.
A Dra. Maria Beatriz Guerios é Oftalmologista especializada em tratamento do Glaucoma.
A especialista atende em São Paulo, na região dos Jardins.
Para agendar sua consulta, ligue para